Notícias
AVISO DE PAUTA
Viajando pelo Patrimônio: OCBPM e Iphan no Salão de Turismo 2024
A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estarão juntos no Salão de Turismo 2024, apresentando o conceito "Viaje pelo Patrimônio" para destacar a riqueza de municípios brasileiros considerados patrimônio mundial. O evento, que ocorre entre os dias 8 e 11 de agosto no Rio Centro, no Rio de Janeiro, promete ser um marco para o turismo cultural no Brasil.
Fruto de uma parceria estratégica com o Ministério do Turismo (MTur), o estande compartilhado entre a OCBPM e o Iphan ocupará uma área de 250 m², com a participação de municípios que sejam ou que abriguem sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial Cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), proporcionando uma experiência imersiva e educativa para os visitantes.
O espaço contará com telões exibindo vídeos dos atrativos turísticos das cidades, áreas expositivas, espaço lounge e espaços instagramáveis, incentivando a interação dos visitantes com o patrimônio brasileiro. Cada visitante poderá ser brindado com uma foto do patrimônio que escolher. Documentários curta-metragem produzidos pelo corpo técnico do Iphan, sobre as seis expressões culturais brasileiras atualmente consideradas Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – o Frevo, o Bumba meu Boi maranhense, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Roda de Capoeira, o Círio de Nazaré e a arte corporal e gráfica dos povos indígenas Wajãpi - também fazem parte da programação do estande.
Outro destaque será a apresentação dos principais projetos em andamento sob a coordenação da OCBPM: os projetos para os Centros de Interpretação Patrimonial em sítios culturais patrimoniais e a sinalização turística do Patrimônio Mundial Cultural, viabilizados através da Lei Rouanet, com patrocínio da Vale e do BNDES, e com apoio do Iphan, Unesco e Ministério do Turismo.
O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, destacou a abordagem inovadora e colaborativa com que as organizações buscam fortalecer o turismo cultural no Brasil. “Estamos entusiasmados com a oportunidade de participar do Salão de Turismo 2024. Este evento reúne um público qualificado, com mais de 100 mil visitantes, o que nos permitirá promover amplamente as cidades patrimônio mundial do Brasil e os projetos que estamos desenvolvendo em parceria com o MTur e o Iphan. É uma chance ímpar de fortalecer o turismo cultural e patrimonial no país", afirmou.
Já para o presidente do Iphan, Leandro Grass, o estande reforça a ideia de que parte do Patrimônio Brasileiro são riquezas de toda a humanidade, e que cabe ao Brasil, com o Iphan à frente, salvaguardar esse patrimônio. “São bens culturais que nos enchem de orgulho e também de imensa responsabilidade, de protegê-los e torná-los ainda mais conhecidos por todo o mundo.”
O estande da OCBPM e Iphan no Salão de Turismo 2024 será um espaço de conexão e interação, onde os visitantes, operadores do turismo, gestores, investidores poderão explorar a diversidade e a riqueza patrimonial brasileira. A proposta é unir esforços para fortalecer o turismo cultural no Brasil, promovendo a preservação e valorização do turismo como estratégia para o desenvolvimento sustentável.
Mais informações para a imprensa
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/Iphangov | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr