Notícias
PARCERIA
Rio de Janeiro (RJ) recebe workshop sobre Patrimônio Mundial
Foto: Oscar Liberal
Nos dias 8, 9 e 11 de novembro, representantes do Centro Internacional de Interpretação e Apresentação de Sítios do Patrimônio Mundial (WHIPIC), da Coreia do Sul, estarão no Rio de Janeiro (RJ) para conhecer os sítios do Patrimônio Mundial da cidade e participar de um workshop no Sítio Roberto Burle Marx (SRBM), localizado em Barra de Guaratiba. Tendo como foco o SRBM, o workshop irá contribuir para a produção de um Guia de Interpretação do Patrimônio Mundial, a partir do conhecimento do território. O encontro é uma parceria do SRBM e do Centro Lucio Costa (CLC), unidades especiais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o WHIPIC.
O workshop terá como proposta trabalhar a apresentação e a interpretação do bem cultural de forma inclusiva, incorporando as diversas visões da comunidade local, incluindo os funcionários do SRBM. A comitiva do WHIPIC é formada pelo diretor geral, Jae Soon Lee, pela especialista sênior do programa e chefe da equipe de Gerenciamento de Informações, Nayeon Lee, e pela especialista do programa, Sung Re Lee.
Estão previstas também visitas a sítios do Patrimônio Mundial da cidade do Rio de Janeiro, e o grupo fará incursões na região de Guaratiba para conhecer a comunidade do entorno do Sítio. O objetivo é conversar com os diversos públicos que se relacionam de alguma forma com este Patrimônio Mundial, como proprietários de restaurantes e de pousadas, produtores de plantas ornamentais, pescadores, entre outros.
Sobre o WHIPIC
O WHIPIC é um centro de Categoria 2 da Unesco e dedica-se a promover a compreensão global e a proteção do Patrimônio Mundial por meio de abordagens inclusivas para a interpretação do patrimônio, desenvolvendo diretrizes para sua aplicação prática.
Considerando que os sítios do Patrimônio Mundial são reconhecidos e valorizados por seus Valores Universais Excepcionais e que, muitas vezes, esses valores são desconhecidos pelas comunidades locais, o WHIPIC trabalha com o conceito de interpretação e apresentação do patrimônio. O objetivo é proporcionar de forma dialógica um ambiente em que todos os grupos sociais possam participar ativamente do processo de avaliação e promoção dos valores dos sítios do Patrimônio Mundial.
Sobre o CLC
O Centro Lucio Costa (CLC) é uma Unidade Especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com atuação voltada para a formação, pesquisa e difusão, por meio de programas e ações em prol da gestão, preservação, e valorização do Patrimônio Cultural brasileiro e de outros países, por força de acordos internacionais firmados pelo Governo Brasileiro e/ou pelo Iphan.
Tem como seus principais focos de atuação o Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio Mundial - sendo também um Centro de Categoria 2 sob os auspícios da Unesco - e seu Programa de Pós-Graduação em Preservação do Patrimônio do Patrimônio Cultural, com o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, reconhecido pela Capes/MEC.
Sobre o SRBM
Antiga residência e laboratório paisagístico do artista e paisagista Roberto Burle Marx, o SRBM ocupa uma área de 405 mil metros quadrados no bairro de Barra de Guaratiba, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A propriedade, doada ao governo federal pelo paisagista ainda em vida (em 1985), integra a estrutura administrativa do Iphan na qualidade de Unidade Especial.
O SRBM pode ser equiparado a um museu; reúne uma coleção botânica com cerca de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais cultivada em viveiros e jardins, um acervo artístico com mais de três mil itens e um acervo biblioteconômico, além de um conjunto arquitetônico com oito edificações, entre as quais a casa de Roberto Burle Marx, o salão de festas, a Capela de Santo Antônio da Bica, do século XVIII, e o Ateliê do artista. Jardins, paisagens e lagos compõem o espaço, que guarda belíssimos exemplares de espécies coletadas por Burle Marx em suas expedições pelo Brasil e no exterior.
O SRBM foi inscrito em 2021 na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, é aberto à visitação pública, mediante agendamento prévio, e mantém uma série de eventos e atividades culturais durante todo o ano.
PROGRAMAÇÃO
Workshop Interpretação e apresentação do Patrimônio Mundial
Dia 7/11 (quinta-feira)
9h às 18h - Visita das equipes do WHIPIC, CLC e SRBM a sítios do Patrimônio Mundial da cidade do Rio de Janeiro.
Dia 8/11 (sexta-feira)
9h às 12h – 1ª dia de Workshop: dinâmica com os funcionários do SRBM
12h às 13h – intervalo para o almoço
14h às 18h – Workshop: continuação da dinâmica.
Dia 9/11 (sábado)
9h às 12h – 2º dia de Workshop: visita à região de Ilha e Barra de Guaratiba, incluindo o Horto Rio Verde, a comunidade Araçatiba e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além de entrevistas com a comunidade local.
12h às 13h – Intervalo para almoço
14h às 16h – Workshop baseado na interpretação do bem pela comunidade local.
Dia 11/11 (segunda-feira)
9h às 12h - 3º dia de Workshop: revisão do processo de produção do projeto de apresentação
13h às 14h: Planejamento de ações de colaboração entre os Centros de Categoria 2.
Locais:
Sítio Roberto Burle Marx (dias 8 e 9 de novembro)
Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro – RJ
Como chegar: https://sitioburlemarx.org/como-chegar
Centro Lucio Costa (dia 11 de novembro)
Avenida Presidente Vargas, nº 3131 – 14º andar – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Sítio Roberto Burle Marx – SRBM
Catia Lima
+55 (21) 99601-3095
Sítio Roberto Burle Marx | SRBM
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional | IPHAN
Ministério da Cultura
Estrada Roberto Burle Marx, 2019, CEP 23020-255, Rio de Janeiro - RJ
https://beacons.page/sitiorobertoburlemarx
www.iphan.gov.br