Notícias
AVISO DE PAUTA
Representantes do Congo no Espírito Santo entregam pedido de reconhecimento ao Iphan
Entrega acontece na superintendência do Iphan no Espírito Santo
Detentores de oito associações congueiras do Espírito Santo entregarão ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesta quarta-feira, 26 de junho, o pedido de reconhecimento do Congo como Patrimônio Cultural do Brasil. O evento será realizado às 15h, na superintendência do Iphan no Espírito Santo, no centro de Vitória (ES).
Além dos congueiros, também estarão presentes o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan (DPI), Deyvesson Gusmão, o superintendente do Iphan-ES, Joubert Filho, e o historiador do Iphan-ES, Filipe Oliveira.
Já registrado em nível estadual como Patrimônio Cultural, o Congo é uma expressão cultural e religiosa surgida no Brasil, associada, em narrativas míticas orais, à devoção dos escravizados sobreviventes de um naufrágio de navio negreiro em Nova Almeida, em Serra (ES), a São Benedito, a quem foi atribuído o milagre. Os mitos sobre esse e alguns outros santos católicos, como Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, são lembrados nos festejos das bandas de Congo, organizados em forma de cortejos, desfiles ou rodas, e o confirmam como guia espiritual dos congueiros.
Serviço:
Data: 26 de junho
Horário: 15h
Local: Superintendência do Iphan no Espírito Santo
Endereço: R. José Marcelino, 203 - Centro, Vitória
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr