Notícias
NOTA DE PESAR
Cineasta e documentarista Vladimir Carvalho
(Foto: Mariana Alves)
.
★ 31 de janeiro de 1935
✝ 24 de outubro de 2024
É com profundo pesar que o Iphan lamenta o falecimento do cineasta e documentarista Vladimir Carvalho, um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro. Nascido em Itabaiana, Paraíba, Vladimir dedicou mais de 50 anos à Sétima Arte, com uma trajetória marcada por seu compromisso com a preservação da memória audiovisual brasileira.
Por meio de suas lentes, Carvalho retratou as atrocidades e mazelas da ditadura, mas também registrou a esperança e o otimismo de um Brasil que buscava paz e liberdade. Seu olhar sensível capturou momentos cruciais da história política e social do País, como evidenciam obras icônicas como O País de São Saruê (1971), Barra 68 (2000) e Conterrâneos Velhos de Guerra (1991). Sua dedicação ao cinema e à memória nacional resultou na criação de um extenso acervo, guardado no CineMemória de Brasília, fundado por ele em 1994.
Em setembro de 2024, o Iphan teve a honra de entregar o diagnóstico desse acervo, um marco de preservação de sua obra e legado, fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Trata-se de um tesouro inestimável que reflete a história do cineasta e do cinema nacional e certamente contará sua história para as futuras gerações.
Neste momento de luto, o Iphan expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e à comunidade cinematográfica. A sua obra permanecerá viva, inspirando e educando gerações por meio de seu compromisso com a memória e o Patrimônio Cultural.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr