Notícias
Aviso de Pauta
Iphan assina ordem de serviço para restauração de prédio histórico em Natal (RN)
Na próxima quarta-feira (30), às 10h, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte assinarão a ordem de serviço para contratação da empresa especializada em serviços de engenharia para a conclusão das obras de restauração do Casarão do Arquivo Diocesano, em Natal (RN). O prédio é um marco da arquitetura e da memória cultural da capital potiguar.
A cerimônia será realizada no subsolo da Catedral Metropolitana de Natal e contará com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass, e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. O projeto, que conta com um investimento de R$ 976.798,37 pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa o compromisso do Iphan e do Governo do Estado com a valorização do Centro Histórico de Natal e a preservação da identidade cultural da região.
Além da assinatura da ordem de serviço para o Arquivo Arquidiocesano, o presidente do Iphan visitará importantes obras financiadas pelo PAC em Natal, incluindo a restauração das praças André de Albuquerque, Augusto Severo e Dom Vital. Essas obras, que contam com um investimento de R$ 2.362.767,48, visam revitalizar espaços públicos essenciais para a memória urbana e para a integração social na cidade.
A agenda inclui ainda uma reunião com a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na quinta-feira (31), para tratar do avanço na construção do laboratório de arqueologia em Mossoró, financiado por recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Também será feita visita a monumentos icônicos, como o Forte dos Reis Magos, primeiro bem tombado no Rio Grande do Norte, em 1949, e o Museu Câmara Cascudo, uma das principais instituições culturais de Natal.
Serviço
Assinatura da ordem de serviço para restauração do Casarão do Arquivo Diocesano (RN)
Data: 30 de outubro
Horário: 10h
Local: Catedral Metropolitana de Natal (subsolo)
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 674, Tirol, Natal (RN)