Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Encontro promove mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no RJ
Evento é aberto ao público e não é necessário se inscrever.
No sábado (30/11), será realizado o segundo encontro sobre as Matrizes Tradicionais do Forró, como parte do processo de mapeamento dessa forma de expressão no estado do Rio de Janeiro. O evento será presencial, das 9h30 às 16h30, em Aldeia Velha, distrito do município fluminense de Silva Jardim (RJ), reunindo detentores da região das Baixadas Litorâneas do estado do Rio de Janeiro. O evento é aberto ao público e não é necessário se inscrever.
Os interessados em fazer parte de alguma iniciativa relacionada às Matrizes Tradicionais do Forró no estado do Rio de Janeiro e em integrar o mapeamento podem fazer um pré-cadastro para a pesquisa por meio de um formulário de inscrição.
O pedido da pesquisa surgiu ao longo da elaboração do Plano de Salvaguarda conduzido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), a partir de uma demanda do Coletivo de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró do estado por um mapeamento. O objetivo é conhecer os forrozeiros e forrozeiras, grupos musicais, quadrilhas juninas, escolas de música e dança, feiras e locais de apresentação, dentre outras iniciativas, que se dedicam à continuidade dos fundamentos dessa forma de expressão no Rio de Janeiro. O mapeamento é, ainda, um dos projetos-pilotos que permitirão aprimorar a nova plataforma digital do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), lançada pelo Iphan em julho de 2023, e que já conta também com inventários do Frevo e do Modo de Fazer Arte Santeira.
Iniciada em 2024, a pesquisa está sendo custeada pelo Iphan, que destinou R$ 200 mil por meio de um edital de chamamento público lançado em agosto de 2023. A Associação dos Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) foi a instituição selecionada para realizar o trabalho, em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), unidade especial do Instituto. Com o termo de colaboração gerido pelo Iphan-RJ, a pesquisa conta, ainda, com a participação de bolsistas do curso de Produção Cultural do Polo Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Serviço:
Data: 30 de novembro
Horário: 9h30 às 16h30
Local: Camping do Josemar, onde acontece anualmente o Festival de Forró de Aldeia Velha - Recanto da Aldeia Camping, na Estrada do Macharet
Clique aqui para ver a localização
Programação:
30 de novembro de 2024 (sábado)
9:30 - Chegada dos participantes
10:00 - Abertura e apresentações pessoais
10:30 - Apresentação do Projeto de Mapeamento
11:00 - Debate: especificidades e desafios na Região da Baixada Litorânea
12:30 - Almoço
14:30 - Oficina de Projetos
16:30 - Encerramento
Informações: mapeamentoforro@gmail.com