Notícias
AVISO DE PAUTA
Iphan lança novo banco de Bens Culturais Procurados

Na próxima quinta-feira, 30 de janeiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança o seu novo banco de Bens Culturais Procurados (BCP), um portal que reúne informações sobre objetos desaparecidos que integram o Patrimônio Cultural Brasileiro, sejam eles tombados individualmente, sejam como parte de peças maiores ou de acervos tombados.
Criado em 1998, o BCP Iphan é o mais antigo e abrangente banco de dados do gênero no País e passou por modernizações que ajudarão na busca e recuperação desses objetos. O evento será realizado no Auditório Heloísa Alberto Torres, na sede do Iphan, em Brasília (DF), às 17h30. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do Iphan no YouTube.
No novo BCP Iphan, estão cadastradas esculturas religiosas, luminárias, tapeçarias, pinturas e diversos outros objetos de valor histórico e artístico. A plataforma atende a diferentes públicos, como colecionadores, policiais, historiadores, jornalistas e acadêmicos, e facilita tanto o registro de bens procurados e encontrados quanto a elaboração de estatísticas com os dados disponíveis.
O sistema modernizado traz um acervo atualizado, mais campos de descrição e novas funcionalidades, permitindo maior precisão na busca e registro das informações. O cadastro e verificação das informações são realizados exclusivamente pelos técnicos do Instituto, garantindo rigor no controle e evitando duplicações. Atualmente, o sistema já conta com aproximadamente 1,8 mil bens cadastrados.
Serviço:
Lançamento do novo banco de Bens Culturais Procurados (BCP) do Iphan
Data: 30 de janeiro
Horário: 17h30
Local: Auditório da sede do Iphan, em Brasília.
Endereço: SEPS, 702/902, Bloco B, Centro Empresarial Brasília 50, Torre Iphan, Térreo
Transmissão ao vivo pelo canal do Iphan no YouTube
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Mariana Alvarenga - mariana.alvarenga@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr