Educação, Formação e Participação Social no campo do Patrimônio Cultural
A Educação Patrimonial constitui-se de múltiplas e diversas práticas, narrativas, conceitos, ferramentas e recursos com foco educativo no campo do patrimônio cultural. É, portanto, todo o conjunto de processos educativos que mobilizam ações de sensibilização e de mediação sobre o campo do Patrimônio Cultural nas políticas públicas.
Nessa perspectiva, os bens culturais, que constituem o Patrimônio Cultural, são entendidos como base para a compreensão sócio-histórica de referências culturais, voltadas para sua apropriação social, reconhecimento, valorização e preservação.
Considera-se, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio da participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de patrimônio cultural que, por sua vez, são permeadas por distintas cosmovisões e epistemologias e constituem a identidade cultural.
O Iphan busca formas de implementar dimensões de caráter educativo em todas as suas ações institucionais. O objetivo é que cada representação do Iphan no território nacional funcione como centro de diálogo e construção conjunta com a sociedade no âmbito das políticas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do patrimônio cultural.
As principais diretrizes que devem orientar as ações de Educação Patrimonial decorrem de um longo processo de debates institucionais, intersetoriais, aprofundamentos teóricos e avaliações das práticas educativas voltadas à preservação do patrimônio cultural.
Ao mesmo tempo, são amparadas em uma série de premissas conceituais: as comunidades devem ser participantes efetivas das ações educativas; os bens culturais estão inseridos nos espaços de vida das pessoas; a Educação Patrimonial é um processo de mediação; o patrimônio cultural é um campo de conflito; os territórios são espaços educativos; as ações educativas devem levar em conta a intersetorialidade das políticas públicas; e é necessária uma abordagem transversal e dialógica da educação patrimonial.
Últimas notícias
Cultura, Artes, História e Esportes
ARQUEOLOGIA
Iphan-GO aposta em tecnologia para unir arqueologia e educação patrimonial
Cultura, Artes, História e Esportes
EDITAL
Confira o resultado definitivo do edital para projetos de Educação Patrimonial
Cultura, Artes, História e Esportes
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL