Notícias
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Iphan promove visita a acervo relacionado ao patrimônio cultural de matriz africana
Na última quarta-feira (27/11), o Centro de Documentação do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CDP/Iphan) promoveu uma vista mediada, aberta ao público, ao Arquivo Central e a Biblioteca Aloísio Magalhães (BAM) na sede do Instituto em Brasília. A visitação fez parte da programação do Instituto para o Mês da Consciência Negra.
A ação destacou patrimônios culturais relacionados a comunidades negras, como a Marujada e o Maracatu. A visita também passou por outros setores do arquivo do Iphan. O acervo bibliográfico da BAM também fez parte do percurso da visitação.
O arquivo e a biblioteca contam uma extensa gama de documentações, fotos e textos. A BAM reúne em sua coleção mais de 26 mil exemplares, entre livros, dissertações, periódicos e folhetos, contando também com um catálogo on-line. O arquivo conta com documentações do próprio Iphan e das pesquisas utilizadas no tombamento dos patrimônios culturais e nos processos de salvaguarda – conjunto de ações destinadas a manter vivas essas tradições.
“O arquivo está e sempre esteve à disposição do público”, afirma Rafael Bahia diretor do CDP. “A gente acredita que as visitas irão fomentar mais pesquisas no acervo e a utilização do espaço por professores, alunos do ensino médio, ensino fundamental e de graduações”, avalia.
Novas visitas guiadas serão realizadas ao longo de 2025, um calendário ainda será disponibilizado ao público. Para agendar visitas individuais ao Arquivo Central, basta mandar um e-mail para arquivo.central.bsb@iphan.gov.br. A Biblioteca Aloísio Magalhães fica aberta ao público das 9h às 18h, de segunda à sexta. Para consultar o catálogo online da BAM, basta acessar o portal pergamum.iphan.gov.br.