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MATRIZ AFRICANA

Iphan atua em favor da preservação de vestígios de antigo quilombo Saracura, em São Paulo (SP)

Instituto aprova continuidade da pesquisa arqueológica e aguarda projeto de proteção e musealização pelo responsável por obra
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Publicado em 28/02/2025 17h51 Atualizado em 28/02/2025 18h00
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Um passo importante na preservação de estruturas arqueológicas históricas e milhares de objetos relacionados ao antigo Quilombo Saracura, em São Paulo (SP), foi dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta sexta-feira (28/02). No âmbito do processo de anuência ao licenciamento ambiental para a construção de uma estação de metrô no bairro do Bixiga, o Iphan aprovou a continuidade das escavações da área 4 do sítio arqueológico identificado no local em 2022. Nessa área, indícios apontam para a existência da estrutura de um possível terreiro e de outros objetos ligados à religiosidade afro-brasileira. Ao emitir seu parecer de aprovação, o Instituto propôs contrapartidas à concessionária responsável pela obra, com o objetivo de proteção do patrimônio cultural nacional.  

Foto: Elionai Mariah/Iphan
Foto: Elionai Mariah/Iphan

Entre as contrapartidas, está a elaboração de um projeto de salvamento e musealização dos achados arqueológicos, em parceria com as comunidades interessadas, seguindo o princípio da participação social. A autorização para continuidade das escavações da área 4 se soma às autorizações já concedidas pelo Iphan para as demais áreas. Em todas elas, o empreendedor teve de apresentar propostas prévias de salvamento, conforme determina a legislação. 

Ao longo de todo o processo de monitoramento e escavação do sítio, já foram realizadas mais de 15 reuniões com movimentos da sociedade civil. A mais recente aconteceu na última terça-feira (25/02), em Brasília, com presença de membros da Diretoria Colegiada e do presidente do Iphan, Leandro Grass, do deputado federal Guilherme Boulos e da deputada federal Erika Hilton, do defensor público federal Eduardo Nunes de Queiroz, de representantes do Movimento Estação Saracura/Vai-Vai e da Ialorixá Solange Machado d’Oyá.

Assim, junto à análise técnica da proposta de metologia de retirada dos bens arqueológicos identificados na referida área 4, a autarquia buscou incluir a perspectiva da comunidade no embasamento de sua decisão, o que contribuiu para o estabelecimento das contrapartidas propostas ao empreendedor, para assegurar a proteção adequada à memória afro-diaspórica no Brasil. 

“Graças à atuação do Iphan, garantimos a descoberta, pesquisa e reconhecimento do Sítio Arqueológico Saracura, um marco na memória da população negra, e a preservação dos bens arqueológicos ligados à religiosidade afro-brasileira encontrados no local”, afirma Grass.


O SÍTIO SARACURA VAI-VAI

Os estudos no sítio arqueológico Saracura Vai-Vai estão sendo feitas pela empresa de arqueologia contratada pela concessionária que constrói a estação de metrô, conforme determina a Lei 3.924/1961 (ver mais abaixo atuação do Iphan no licenciamento ambiental). Desde janeiro de 2022, têm sido resgatados diversos itens que colocam em evidência a história da ocupação da região pela população negra, como a estrutura do possível terreiro e objetos diversos que indicam a existência do antigo Quilombo Saracura.

Foram descobertas ainda estruturas de drenagem do córrego Saracura Grande, provavelmente relacionadas à política de saneamento na cidade de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1970. Para este achado, o empreendedor apresentou proposta de musealização, que prevê sua desmontagem e remontagem na própria estação de metrô. No momento, o Iphan aguarda complementação da metodologia de trabalho. 

Um dos principais objetivos do Instituto é que as estruturas e os bens móveis arqueológicos estejam acessíveis à comunidade dentro da estação e disponíveis para pesquisa em instituições de guarda, com todo o custo bancado pela concessionária que tirará proveito econômico do empreendimento. 

SALVAMENTO E PRESERVAÇÃO 

Como em qualquer processo de licenciamento ambiental de que participe, o Iphan busca compatibilizar a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro e o direito à memória com o desenvolvimento socioeconômico das cidades. O mesmo princípio vem sendo seguido com relação ao sítio arqueológico Saracura Vai-Vai, que foi dividido, na pesquisa arqueológica, em seis áreas.

Para cada uma dessas áreas, haverá um tipo de gestão dos bens arqueológicos. A proposta de salvamento e musealização já apresentada pelo empreendedor para a estrutura do córrego Saracura Grande, por exemplo, prevê: registro, desmontagem, remoção, armazenamento, remontagem e exposição dos achados arqueológicos. Para tanto, o empreendedor deverá realizar mapeamento do subsolo, escaneamento das estruturas, catalogação, coleta de amostras, definição de procedimentos de remoção, transporte e restauração dos elementos arqueológicos. 

"A preservação tornará o Sítio Arqueológico Saracura o primeiro do país a ser musealizado com remontagem em uma estação de metrô, tornando parte das descobertas acessível a milhares de pessoas que circularão no futuro terminal de metrô", destaca Daniel Sombra, diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais (DAEI) do Iphan.

Em respeito aos caracteres cultural e religioso afro-diaspóricos de alguns dos achados, a equipe de arqueologia contratada pelo empreendedor deverá ter acompanhamento de autoridade religiosa, indicada pelo Movimento Saracura/Vai-Vai, na realização de sua retirada. Além disso, a concessionária deverá ainda apontar como estes achados serão integrados ao projeto de musealização do sítio. 

Já os bens arqueológicos móveis, como fios de conta, serão coletados, higienizados e registrados detalhadamente. Até o momento, já são dezenas de milhares de itens recuperados, a serem enviados a Instituições de Guarda e Pesquisa de Bens Arqueológicos. Após a finalização dessa curadoria em laboratório, será possível interpretar esses achados para um levantamento histórico e científico mais completo e rigoroso por parte de pesquisadores.

IPHAN NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL 

Embora não seja órgão ambiental, a atuação do Iphan nos processos de licenciamento é legitimada tanto pela Constituição Federal de 1988 quanto por uma série de normas, como a Lei nº 9.605/1998 (de Crimes Ambientais), o Decreto nº 25/1937, que tratam respectivamente da proteção aos bens arqueológicos e ao patrimônio histórico e artístico nacional, no qual se enquadram os sítios,  e a Lei 3.924/1961, que trata da proteção do patrimônio arqueológico. A Resolução CONAMA 01/1986, a Lei nº 6.938/81, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente, e a Portaria Interministerial 60 também reconhecem a importância da participação do Instituto nesse processo. 

No entanto, o Iphan não é o órgão licenciador, mas tão somente interveniente, isto é, participa para dar ou não sua anuência ao licenciamento nos casos em que os empreendimentos a serem instalados têm potencial de afetar áreas de interesse histórico, cultural e arqueológico. Nessas situações, são necessárias análises de impacto ao patrimônio cultural e a concessão de autorizações específicas da autarquia, como ocorre na realização de pesquisas arqueológicas no sítio Saracura Vai-Vai. É, portanto, uma atuação protetiva. 

Importante destacar que o empreendedor da obra ou da atividade deve arcar com os custos de pesquisas, estudos e intervenções para assegurar a proteção e a preservação dos bens culturais dentro de sua área de influência direta (AID), especialmente os bens arqueológicos. Somente diante dessas garantias é possível a exploração econômica da área sob monitoramento pelo empreendedor, que será seu beneficiário. É o princípio do "poluidor-pagador", consagrado no direito ambiental, que também prevê que o empreendedor que causar impactos ao meio ambiente ou ao patrimônio cultural deve pagar para reparar ou mitigar os danos causados. 

A realização de intervenções sem permissão prévia do órgão pode gerar responsabilização objetiva, independente de culpa, ao empreendedor nas esferas civil, penal e administrativa, conforme Lei nº 3.924/1961. 

É esse conjunto de normas e princípios que fundamenta as contrapartidas aguardadas pelo Iphan após a liberação da continuidade das escavações no sítio arqueológico Saracura Vai-Vai. 

Mais informações sobre o papel do Iphan no processo de licenciamento ambiental estão disponíveis aqui.

Mais informações 
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br   

www.iphan.gov.br     
www.instagram.com/iphangovbr  
www.facebook.com/IphanGov  
www.twitter.com/IphanGovBr      
www.youtube.com/IphanGovBr  

Cultura, Artes, História e Esportes
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      • Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas
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      • 70 anos da Carta do Folclore Brasileiro: chamamento público de artigos
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      • Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
      • CNFCP realiza mostra “Sala do Artista Popular: aqui tem patrimônio”
      • Museu de Folclore Edison Carneiro apresenta a exposição de longa duração "Os objetos e suas narrativas"
      • Publicações do CNFCP para doação
      • Visita Preparatória para Educadores
      • Visitas Conversadas
      • Celebrar o Agora: 65 anos do CNFCP e 40 anos da SAP
      • Ver a Rua, Ser a Cidade - Roteiro de Arte Urbana com Airá OCrespo e Roteiros Geográficos do Rio
      • Oficina Artística com Recicláveis
      • Exposição SAP "Mundos Oníricos: Família Antônio de Dedé"
      • Oficinas artísticas com o artista Willi de Carvalho
      • Inscrições abertas para o Concurso Sílvio Romero de Monografias 2023
      • Programa incentiva pesquisa no Acervo do CNFCP
      • Parcerias do CNFCP/IPHAN com Universidades promovem a cultura popular
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Roteiro de Arte Urbana: nova edição na Primavera de Museus
      • Mostra sobre bonecas de Sergipe vai até 12 de novembro
      • Um Dedo de Prosa: Saberes e fazeres quilombolas do Maciço da Pedra Branca
      • A Sala do Artista Popular faz exposição sobre Quilombos da Zona Oeste carioca
      • Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2023
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Chamada Pública
      • Aviso sobre fechamento de espaços de exposição
      • Mundo Ment
      • Roteiro de Arte Urbana: 3ª edição no Mês do Grafite
      • RUADENTRO - Ocupação de Graffiti na Sala do Artista Popular
      • Sala do Artista Popular recebe arte indígena Baniwa
      • Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão - Curso Livre
      • Um Dedo de Prosa: o Graffiti e os Museus
      • CNFCP promove Visita Preparatória para Educadores
      • Lançamento on-line do filme Choro
      • CNFCP e Quilombo Ferreira Diniz realizam Cinema no quilombo
      • Contação de histórias Baniwa no CNFCP
      • Visitas conversadas na Semana Nacional de Museus
      • Oficina do Bebê Abayomi acontece no CNFCP
      • A arte da cerâmica Xakriabá é a nova exposição SAP
      • Roteiro de Arte Urbana “Ver a Rua, Ser a Cidade" comemora Semana Mundial do Meio Ambiente
      • Ingresso roteiro de arte urbana
      • Cooperação técnica-científica entre CNFCP/Iphan e Nugep/Unirio
      • Curso Acondicionamento para Arquivos Fotográficos
      • Nova Visita Preparatória para Educadores no dia 19 de junho
      • Abertas as inscrições para o Concurso Sílvio Romero 2024
      • Exposição “Nóis morre, as coisa fica”: artes populares no Brasil celebra 40 anos da SAP
      • Inscrições abertas para o Prêmio Mário de Andrade
      • Um Dedo de Prosa com os vencedores do Prêmio Sílvio Romero 2023
      • O Concurso Sílvio Romero faz homenagem a Mestra Noemisa
      • Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas
      • Concurso Silvio Romero - histórico
      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
      • CNFCP promove Roda de Conversa Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas
      • CNFCP prorroga inscrições para seleção de bolsistas
      • CNFCP promove o Encontro Na Gira do Tempo, evento que celebra seus 65 anos
      • A Sala do Artista Popular apresenta Aberaldo e o rio: esculturas da Ilha do Ferro
      • Concursos do CNFCP têm número recorde de inscritos
      • Na Gira do Tempo tem Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Exposição de fotografias etnográficas abre o Encontro Na Gira do Tempo
      • Encontro Na Gira do Tempo movimenta o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular em grande celebração
      • Nova Visita Preparatória para Educadoras e Educadores está marcada para 25/09
      • Notícia
      • Roteiro de Arte Urbana integra a Primavera dos Museus 2024
      • CNFCP promove Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares
      • Exposição da Sala do Artista Popular traz Mulheres na Xilogravura
      • Exposição de fotografias etnográficas ocupa a Galeria do 3o. andar do CFNCP
      • CNFCP divulga novo cronograma da seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico
      • Prêmio Mário de Andrade: novo cronograma
      • Seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico: resultado final
      • Matrizes Tradicionais do Forró no estado do Rio de Janeiro são tema de encontros virtuais
      • Fechamento temporário do CNFCP
      • Oficina do Bebê Abayomi tem nova data
      • Centro Nacional de Folclore realiza Oficina de Capoeira Angola para Crianças
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Concurso Sílvio Romero
      • Última SAP do ano reúne peças do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no RJ é tema de encontro em Aldeia Velha (RJ)
      • Espaços de visitação fechados por falta de água
      • Divulgado o resultado final do Concurso Sílvio Romero 2024
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Prêmio Mário de Andrade 2024
      • Centro Nacional de Folclore realiza Visita Conversada à exposição “Nóis morre, as coisa fica”
      • Mapeamento das Matrizes do Forró no Rio de Janeiro tem novo encontro virtual
      • Resultado Final do Prêmio Mário de Andrade 2024 é divulgado
      • Prorrogado o prazo de inscrições para o Concurso Sílvio Romero
      • Encontro do Mapeamento das Matrizes do Forró debate os Festivais
      • Centro Nacional de Folclore inaugura primeira exposição de 2025
      • Centro Nacional de Folclore realiza a primeira Visita Preparatória de 2025
      • O Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró do Rio de Janeiro abre alas para o carnaval
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no Estado do Rio de Janeiro: nova edição dos encontros virtuais debate presença feminina nos forrós
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de abril
      • Bonecas que contam histórias Saberes das mulheres do Quilombo São José da Serra
      • Visita Preparatória apresenta conteúdos de ensino sobre folclore e cultura popular
      • Oficina de bonecas com artesãs do Quilombo São José da Serra - AVISO DE ADIAMENTO
      • Arquivo
      • Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025: inscrições até domingo, 27 de julho
      • Exposição apresenta panorama da etnia Maxakali na Sala do Artista Popular/CNFCP
      • Exposição Maxakali e pré-estreia de filme emocionam público no CNFCP/Iphan
      • CNFCP realiza nova edição da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • exposição de longa duração Os objetos e suas narrativas
      • Visita conversada na exposição “Os objetos e suas narrativas” convida público a novas leituras da cultura popular com o João Carlos Artigos
      • Divulgada lista de inscrições homologadas no Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025
      • Oficina de Bonecas de Palha de Milho e Bucha Vegetal ganha nova data e integra celebração do Dia do Patrimônio
      • Visita conversada com João Carlos Artigos celebra o Mês do Patrimônio no CNFCP
      • Visita conversada com Adiel Luna abre programação do Mês do Patrimônio no CNFCP
      • CNFCP promove edição de agosto da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Encontro em Paraty reúne forrozeiros e forrozeiras da Costa Verde no dia 25 de agosto
      • Roda de conversa discute arquivos, territórios e direito à memória
      • CNFCP anuncia edição de setembro da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Biblioteca Amadeu Amaral reabre com lançamento de livro e espetáculo
      • Oficina “Abayomi com Seis Nós” será realizada no CNFCP no dia 20 de setembro
      • Roteiro de Arte Urbana: "Ver a Rua, Ser a Cidade" volta em nova edição
      • Exposição apresenta fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2024
      • O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins
      • Inscrições Abertas para a Oficina Abayomi com Seis Nós
      • Visita conversada com Adiel Luna volta ao Museu de Folclore
      • Seminário Biblioteca Viva: cultura popular e memória em diálogo
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de outubro
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de novembro
      • Oficina de Boneca Abayomi com Volume, Forma e Tema acontece em duas edições no CNFCP/Iphan
      • CNFCP/Iphan promove Oficina de Fotografia com Celular
      • CNFCP recebe lançamento do livro Argamassa, do artista popular Cascão, na Biblioteca Amadeu Amaral
      • CNFCP/Iphan divulga resultado preliminar do Concurso Sílvio Romero
      • CNFCP promove torneio do jogo Acarajé, criado por Valter Bispo, na Biblioteca Amadeu Amaral
      • Oficina de Brinquedos Populares com Sucata será realizada na Biblioteca Amadeu Amaral
      • Museu de Folclore do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) recebe exposição sobre o universo dos bate-bolas
      • Entre máscaras e gigantes: Os Juliões do carnaval de Olinda
      • Resultado final do Concurso Sílvio Romero 2025
      • Programa Sala do Artista Popular
      • Exposição reúne fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas no CNFCP/Iphan
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