Notícias
FURTO DE BENS
Sino histórico é furtado em São Pedro do Sul (RS)
O sino pesa cerca de 200 kg e pertence à Ermida de São Pedro do Sul (RS). (Foto: Iphan/RS)
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informa que foi furtado um sino da Ermida de São Pedro do Sul (RS). A peça, de características missioneiras, tem aproximadamente 300 anos, pesa cerca de 200 kg e é feita de cobre.
Outros dados sobre o bem e a ocorrência serão complementados a qualquer momento, assim que disponíveis.
Qualquer informação deve ser comunicada ao Iphan, pelos e-mails cnart@iphan.gov.br , fiscalizacao@iphan.gov.br ou depam@iphan.gov.br , ou pelos telefones (61) 2024 6355 ou 6352, ou diretamente à direção do Museu Histórico Fernando Ferrari e Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha pelo telefone (55) 3276 6145 e (55) 9 97254715 e-mail museusaopedrodosul@gmail.com .Compra segura de objetos de arte e antiguidades
Negociantes e público em geral devem estar atentos à procedência das peças que pretendem adquirir. Sem cuidados adequados, corre-se o risco de se adquirirem inadvertidamente peças furtadas ou roubadas. Para contribuir no combate a esse mercado ilegal existem ações preventivas simples, como a checagem da procedência e, em caso de dúvidas ou alguma suspeita, consulta ao Iphan, ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e suas bases de dados disponíveis em seus sites – o Banco de Bens Procurados/BCP e o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos/CBMD. Esses cuidados podem evitar o envolvimento do comprador ou negociante em crime de receptação do Patrimônio Cultural Brasileiro roubado, furtado ou obtido por tráfico internacional de obras de artes – conduta descrita nos artigos 155 do Código Penal e 180 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (que trata da receptação de bem furtado), e no Art. 62, da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (que versa sobre destruição e/ou deterioração de bens culturais).
CNART
Todos os negociantes de obras de arte e antiguidades, inclusive leiloeiros, devem se cadastrar no Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte (CNART). O Cadastro protege o negociante de ser envolvido inadvertidamente em crimes de receptação de bem furtado e de lavagem de dinheiro por meio de obras de arte.
Mais informações
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
e-mail:
cnart@iphan.gov.br
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr
|
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr