Notícias
POR DENTRO DA OBRA
Série de obras incrementa o potencial turístico de Alagoas
A igreja se destaca pela fachada coberta por azulejos portugueses. Créditos: Daniela Reis
Fachada trabalhada em azulejaria de inspiração mourisca que alia elementos do neoclássico com arcos de influência gótica. Localizada no Centro de Maceió, capital alagoana (AL), a Igreja Bom Jesus dos Martírios é o único templo do Nordeste a apresentar este arranjo singular de características.
Mais que um monumento notável do ponto de vista arquitetônico, a edificação é um espaço de convivência e religiosidade para os maceioenses. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura, investe aproximadamente R$ 4,7 milhões em obras na Igreja a fim de devolvê-la restaurada para a comunidade e visitantes. Iniciadas em janeiro de 2020, as intervenções estão previstas para terminar em junho deste ano.
A fachada da edificação é coberta por azulejos portugueses. Na cúpula, chama atenção o embrechamento, que é o revestimento com cacos de porcelana. O Centro de Maceió apresenta quatro igrejas do século XIX com embrechamento em cúpulas de torres. A Igreja dos Martírios se destaca por ter o trabalho mais rebuscado do conjunto.
“Após o Iphan realizar o Inventário do Patrimônio Azulejar de Alagoas, os especialistas nos alertaram de que esse conjunto mereceria tombamento federal pela excepcionalidade do trabalho de embrechamento”, explica o superintendente substituto do Instituto em Alagoas, Sandro Gama. “Todas de um mesmo período, o século XIX, as igrejas possivelmente foram construídas por uma mesma escola local”, complementa.
Recortado por paisagens naturais deslumbrantes, o estado de Alagoas (AL) oferece uma série de atrativos além das praias que encantam turistas. Sítios arqueológicos que registram as primeiras ocupações humanas no território e conjuntos históricos que contam a história do país compõem o vasto panorama do Patrimônio Cultural na região.
Investimentos no Patrimônio Cultural
A obra é mais uma entre uma série de intervenções recentes promovidas em Alagoas. A restauração da Casa de Jorge de Lima, no município de União dos Palmares, a consolidação das ruínas da Igreja de São Bento , em Maragogi, e as adaptações para transformar em biblioteca a Igreja de Nossa Senhora do Amparo , em Marechal Deodoro, compõem o rol de intervenções que conta com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Outras obras no estado vêm sendo realizadas com investimentos do Iphan, como a requalificação urbanística do Largo de São Gonçalo , em Penedo, e a restauração da Igreja Matriz de Coqueiro Seco , em Maceió .
Em Marechal Deodoro, as intervenções também se multiplicam. Foram requalificados os largos da Igreja Matriz , do Carmo e do Bonfim. Também está em curso a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos , assim como o embutimento de fiação aérea no Largo da Matriz, as obras na Igreja do Bonfim , o restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição bem como a recuperação da sede da Filarmônica mais antiga da cidade , a Santa Cecília.
Ao todo, essas intervenções somam mais de R$ 17 milhões em recursos aplicados. “Os investimentos contribuem para preservar o Patrimônio Cultural do estado e fortalecem o turismo na região. Isto tende a movimentar a economia local, criando empregos e gerando renda para a população alagoana”, destaca a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Daniela Reis -
daniela.reis@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr |
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr