Notícias
Nota Pública
Seminário sobre bens culturais de matriz africana é suspenso
A Comissão Organizadora do II Seminário de Patrimonialização e Musealização de Bens Culturais de Povos e Comunidades de Matriz Africana vem a público, em respeito aos recentes falecimentos de Amara Mendes da Silva (Mãe Amara de Xangô Aganjú – Obá Meji) do terreiro Ilê Obá Aganju Okoloyá (Terreiro de Mãe Amara), de Cleyton José da Silva (Guitinho da Xambá) e Cinthia Severina Paraíso de França (Cinthia de Oyá), ambos do terreiro Ilê Axé Oyá Meguê (Terreiro Xambá), comunicar a suspensão do evento, que ocorreria entre os dias 01 e 05 de março de 2021.
Cumpre enfatizar que essas pessoas foram importantes representantes de suas comunidades de terreiro e da cultura de matriz africana em Pernambuco. Guitinho da Xambá era, inclusive, membro da Comissão Organizadora que ora subscreve esta Nota, e o terreiro Xambá o anfitrião do evento este ano.
Pedimos a compreensão dos que gentilmente se inscreveram no evento, bem como dos convidados, porém em respeito ao luto vivido atualmente por essas comunidades de terreiro, bem como à tradição religiosa do Candomblé, cabe à Comissão Organizadora esperar para que, dentro das liturgias religiosas, uma nova data para a realização do seminário seja definida.
Informamos que as inscrições realizadas serão mantidas, e os inscritos não necessitarão fazê-las novamente. E faremos todo o esforço necessário para manter a estrutura do evento, com os mesmos convidados e temas, oferecendo ao povo de terreiro e a toda a sociedade um seminário de qualidade e relevância.
Gratos pela compreensão.
Comissão Organizadora do II Seminário de Patrimonialização e Musealização de Bens Culturais de Povos e Comunidades de Matriz Africana
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE/SECULT/PE
Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC
Superintendência do IPHAN em Pernambuco – IPHAN-PE
Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão
Ilê Obá Aganju Okoloyá – Terreiro de Mãe Amara