Notícias
EDITAL
Selecionada organização que vai mapear Matrizes Tradicionais do Forró no RJ
(Foto: Oscar Liberal/Iphan)
Nesta quarta-feira (11/10), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, tornou público o resultado definitivo da avaliação de propostas para a primeira etapa do Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no Estado do Rio de Janeiro, conforme edital de chamamento público 001/2023.
A proposta vencedora, de n° 056618/2023, vem da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Cultural Amigos Museu Folclore Edison Carneiro. Agora, a OSC selecionada terá o prazo de 15 dias corridos, a partir da convocação, para cadastrar seu plano de trabalho na Plataforma Transferegov e apresentar a documentação exigida para comprovação dos requisitos para a celebração da parceria com o Iphan, e de que não incorre em impedimentos legais.
Este resultado, em conformidade com o item 8.6 do edital de chamamento, estará à disposição dos interessados também na Plataforma Transferegov.
Matrizes Tradicionais do Forró no RJ
A primeira etapa do mapeamento será feita em 48 municípios de quatro regiões do estado: Região Metropolitana; Baixadas Litorâneas; Costa Verde; e Região Serrana. O valor disponibilizado pelo Instituto para a proposta vencedora será de R$ 200 mil. A iniciativa se insere no contexto do Plano Nacional de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró, que vem sendo elaborado para fortalecer a mobilização social e aprofundar os conhecimentos acerca desse bem, considerando as especificidades com que ele se apresenta em cada estado do País.
Trata-se de demanda prioritária dos forrozeiros fluminenses, especialmente daqueles das cidades menores, que precisam ampliar a divulgação e reconhecimento dos seus trabalhos. De acordo com o edital, podem ser considerados nesse mapeamento grupos de forró e seus integrantes, quadrilhas juninas, produtores culturais, DJs, escolas de dança, entre outros detentores das Matrizes Tradicionais do Forró, bem registrado como Patrimônio Cultural do Brasil desde dezembro de 2021.
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Alexandre Bandeira - alexandre.bandeira@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr