Notícias
OBRAS
Sede do Iphan no Espírito Santo recebe obras de manutenção
Sede da autarquia é sobrado tombado a nível federal.
Situado em Vitória (ES), o sobrado que abriga a sede da Superintendência do Iphan no estado passa por obras de conservação. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, investe aproximadamente R$ 99,55 mil nas melhorias.
As intervenções contemplam serviços de pintura, reparo em alvenarias e esquadrias, drenagem do subsolo e revisão geral do telhado. As obras estão previstas para ser entregues em dois meses. Em janeiro, a superintendência vai funcionar em regime de trabalho remoto, mas o contato com o público se mantém pelo telefone e por e-mail.
Localizado na Rua José Marcelino, nº 203, o sobrado foi tombado pelo Iphan em 1967, com a inscrição no Livro do Tombo Histórico. Em 2016 a edificação foi restaurada pelo Instituto. Passados cinco anos, reparos são necessários para garantir a conservação desse marco do Patrimônio Cultural capixaba.
Os mais antigos registros históricos sobre a edificação datam de 1875. Desde o tombamento, o Iphan reconheceu que o interior do imóvel havia sido bastante alterado ao longo do tempo, de modo que o valor artístico deveria ser procurado na fachada frontal e volumetria do sobrado.
A casa do Iphan-ES fica no ponto de ocupação mais antigo de Vitória: no local onde em meados do século XVI havia a Igreja Matriz. O sobrado foi construído provavelmente no período colonial, e há indícios de que José de Mello Carvalho Muniz Freire tenha residido na edificação durante seu primeiro mandato como Presidente do Espírito Santo (entre 1892 e 1896).
Voltado inicialmente para uso residencial ou misto, foi transformado ao longo dos anos. Ao final do século XIX foi adaptado como moradia independente para duas famílias. Sobreviveu às reformas urbanas promovidas por sucessivos governantes no centro de Vitória ao longo da primeira metade do século XX, tornando-se um dos poucos sobrados coloniais remanescentes na Cidade Alta.
Com característica semelhantes, o imóvel vizinho também foi tombado pelo Iphan. Os documentos constantes do processo de tombamento deixam claro que os dois sobrados estavam sendo protegidos por serem os "últimos vestígios das antigas edificações de Vitória". Em 2006 foi adquirido pelo Iphan, passando a ser usado como a sede de sua Superintendência no Espírito Santo.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Daniela Reis - daniela.reis@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr