Notícias
IMATERIAL
Salvaguarda da Capoeira é tema de encontros com detentores em Tocantins
Dando continuidade aos encontros setoriais iniciados em 2019 com capoeiristas de Tocantins, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará mais três reuniões com os detentores do bem cultural no estado. O objetivo é promover o diálogo, escutar as demandas das organizações e construir coletivamente um Plano de Salvaguarda da Capoeira no Tocantins.
No dia 1º de novembro, o Iphan reunirá detentores de forma virtual, às 19h. Os capoeiristas podem acessar a transmissão clicando aqui. No dia 4 de novembro, o encontro está marcado para acontecer no auditório do Bloco Bala, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), às 8h. A última reunião está prevista para o dia 18 de novembro, na Câmara Municipal de Arraias (TO), às 8h.Desde 2017, o Iphan-TO promove um mapeamento da prática da Capoeira no estado, com o objetivo de valorizar e proteger esse importante símbolo da cultura brasileira. Os encontros setoriais realizados neste ano são desdobramentos deste mapeamento, que resultou em livro publicado em 2022. A publicação é resultado da parceria do Instituto com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Plano de Salvaguarda
O plano de salvaguarda é um instrumento fundamental para a gestão dos bens registrados como Patrimônio Cultural Imaterial. Apresenta as iniciativas de proteção de maneira estratégica, os objetivos e o planejamento de ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, a fim de promover um amplo alcance da política de salvaguarda, que deve, também, estar sempre articulada a outras políticas públicas.Mais informações acerca do assunto podem ser conferidas no Manual de Elaboração de Planos de Salvaguarda, publicado pelo Iphan, com versões em português e espanhol.
Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira
Respectivamente inscritos nos Livros de Registro das Formas de Expressão e dos Saberes, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira são bens culturais que abrangem todo o território nacional e chegam a extrapolar fronteiras. A Capoeira é uma manifestação cultural presente em mais de 150 países, com variações regionais e locais criadas a partir de suas “modalidades” mais conhecidas: as chamadas “capoeira angola” e “capoeira regional”.
A Roda de Capoeira é um espaço profundamente ritualizado, congrega cânticos e gestos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia, um código de ética, que revelam companheirismo e solidariedade. É composta pelo mestre, contramestre e seus discípulos (alunos). Homens ou mulheres podem ocupar qualquer uma das funções, desde que tenham passado pelos rituais específicos.Os bens culturais – Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres – expressam a história da resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Seus reconhecimentos como patrimônio demarcam a conscientização sobre o valor da herança cultural africana. Herança que, no passado, foi reprimida e discriminada. A partir do reconhecimento das práticas e saberes relacionados à Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, em 2008, foram elaboradas estratégias para promover sua salvaguarda, inicialmente em nível federal e, posteriormente, de forma descentralizada. Em 2014, a Roda de Capoeira ganhou reconhecimento internacional como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
SERVIÇO
Encontros para salvaguarda da Capoeira em Tocantins
1º/11, às 19h - encontro virtual
04/11, às 8h - auditório do Bloco Bala, da Universidade Federal do Norte do Tocantins
Endereço: Av. Paraguai, s/n°, esquina com a Rua Uxiramas, Bairro Cimba, Araguaína/TO - CEP 77824-838
18/11, às 8h - Câmara Municipal de Arraias (TO)
Endereço: Rua Doutor Joaquim Ribeiro Magalhães Filho S/Nº, Arraias - TO, 77330-000 - Fone: (63) 3653 1142
Mais informações para a imprensa
comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes - guilherme.cardoso@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.yotube.com/IphanGovBr