Notícias
Novo PAC
Restauração de igreja é concluída em Sobral (CE)
A igreja foi tombada pelo Iphan em 1999, como parte do Conjunto Arquitetônico de Sobral. (Fotos: Mariana Alves)
A cidade de Sobral, no Ceará, comemorou na segunda-feira (23/12) a conclusão das obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora das Dores, originariamente uma capela construída no início do Século 19. A restauração foi realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela prefeitura de Sobral, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal.
As obras custaram R$ 2.095.860,15 e começaram em julho. Além de preservar e proteger o patrimônio histórico, arquitetônico e religioso, como ressaltou o presidente do Iphan, Leandro Grass, a restauração da igreja contribui para o turismo e o desenvolvimento econômico de Sobral e beneficia diretamente as áreas vizinhas, reforçando sua identidade cultural. A igreja foi tombada pelo Iphan em 1999, como parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade de Sobral.
Na solenidade de entrega da igreja restaurada, a vice-prefeita do município, Christiane Coelho agradeceu por a obra ter sido incluída entre as 249 ações do programa Iphan no Novo PAC, que prevê investimentos de R$ 740 milhões. O diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais (Daei) do Iphan, Daniel Sombra, lembrou que a restauração foi possível porque “o Governo Federal permitiu que o Patrimônio Cultural brasileiro voltasse a ser parte da estratégia de desenvolvimento nacional, com o PAC”.
A originalmente Capela das Dores foi construída às margens do Rio Acaraú antes de 1818, segundo os registros existentes. A capela foi ampliada em 1890, mas a torre da igreja só foi concluída depois de 1924. “Nosso povo terá de volta mais um templo santo para suas orações, louvores e obrigações cristãs”, disse o padre José Canafístula, pároco da Catedral da Sé, que também é parte do patrimônio de Sobral. Presentes na cerimônia, frequentadores da igreja também comemoraram a reabertura e agradeceram à prefeitura e ao Iphan. “Muitas pessoas da cidade queriam conhecer o interior da igreja, e agora poderão fazê-lo”, disse o paroquiano Neto.
Descobertas arqueológicas
A superintendente do Iphan no Ceará, Cristiane Buco, observou que além da importância para a preservação do patrimônio histórico e cultural e da arquitetura da região, a obra possibilitou descobertas arqueológicas relevantes. Foram encontrados materiais datados dos séculos 18 e 19, incluindo estruturas e fundações abaixo do piso atual da igreja.
Segundo o arqueólogo Agnelo Queirós, foram descobertos “materiais de arqueologia urbana que nos ajudam a correlacionar a história da igreja com o desenvolvimento da cidade”. São peças de jogos de tabuleiro, moedas, pregos, madeiras, brinquedos, búzios, cerâmicas e louças. Parte desse material será exposto na igreja, e em pequenas janelas serão mostradas as cores que o prédio teve ao longo do tempo. A evolução da construção e ampliação igreja, desde a capela original, será também mostrada aos fieis e visitantes.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov |
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr