Notícias
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Prorrogadas as inscrições do edital para ilustração de livro infantil
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal (Iphan-DF) comunica que foi prorrogado o prazo de recebimento de propostas sobre a elaboração de material didático de apoio e produção de material gráfico relativos ao quarto volume da Coleção Patrimônio para Jovens – Arqueologia no DF. Para participar do edital de chamamento público, a Organização da Sociedade Civil (OSC) deverá estar habilitada no TransfereGOV e inscrever sua proposta até as 18 horas do dia 18 de setembro de 2023.
O quarto volume da Coleção Patrimônio para Jovens – Arqueologia no DF será produzido por meio de Termo de Colaboração com Organização da Sociedade Civil e voltado aos leitores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Espera-se, assim, que o conteúdo final, impresso, ilustrado e diagramado, seja de leitura agradável e divertida, por um lado, e seja informativo, interativo e participativo, de outro.
Coleção Patrimônio para Jovens
Em 2018, o Iphan-DF, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, publicou o primeiro livro da Coleção Patrimônio para Jovens. A partir de um diagnóstico de escassez de materiais didáticos voltados ao público infantojuvenil na temática do Patrimônio Cultural, o objetivo da coleção é proporcionar, em linguagem simples, lúdica e interativa, acesso a informações, dados e conteúdos do Patrimônio Cultural do Distrito Federal.
A primeira edição – Athos, colorindo Brasília – foi baseada no Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), bem tombado pelo Iphan (Portaria n. 314/92) e inscrito pela Unesco na lista de Patrimônio Mundial desde 1987. A ideia foi contar a história de construção da capital brasileira, suas principais características como cidade e algumas das obras artísticas, arquitetônicas e monumentais que a compõem. Para tanto, foi escolhido Athos Bulcão, artista com múltiplas obras no Distrito Federal, para ser personagem-narrador da epopeia que é Brasília.
O segundo livro da Coleção, “Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo”, foi lançado em novembro de 2020 e tratou da cidade de Ceilândia, região administrativa que abriga a maior população do Distrito Federal e é palco de inúmeras manifestações culturais e artísticas.
Como o resultado preliminar do edital para a produção do terceiro volume foi divulgado , a superintendência e a Secretaria de Educação optaram por construir nova publicação com conteúdo específico para a área da Arqueologia do Distrito Federal, a fim de disseminar informações sobre esse tema, incluindo um material didático de apoio para o professor, bem como atividades lúdicas para o estudante.
As ações conjuntas do Iphan-DF e da Secretaria de Educação do Distrito Federal estão amparadas nos termos e nos objetivos do Termo de Cooperação n. 001/2020, assinado entre ambas. Pelo termo, os órgãos se comprometem a promover, em conjunto, ações, publicações, eventos e materiais relacionados ao Patrimônio Cultural e à Educação Patrimonial. A Coleção Patrimônio para Jovens integra esse rol de atividades.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr