Notícias
SALVAGUARDA
Projetos para preservação da Capoeira no Amazonas serão realizados no segundo semestre de 2025

Foto: Mariane Cruz
Dois projetos voltados à proteção do Ofício dos Mestres de Capoeira e da Roda de Capoeira no Amazonas estão previstos para o segundo semestre de 2025. As iniciativas, "Guardiões da Memória da Capoeira" e a primeira etapa do "Mapeamento e Inventário de Mestres e Mestras da Capoeira no Amazonas", serão conduzidas pelos detentores desses dois bens culturais, registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e das entidades do poder público que compõem o Coletivo Deliberativo da Capoeira no estado. Os projetos foram apresentados e debatidos durante reunião do Coletivo realizada na noite da última segunda-feira (24).
Um dos destaques do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Amazonas é a inserção da prática nas escolas como estratégia para preservar esse patrimônio cultural brasileiro.
"Tivemos uma reunião com a Seduc (Secretaria de Estado da Educação), que demonstrou grande interesse em implementar o projeto 'Guardiões da Memória da Capoeira'. A proposta é executá-lo com os Mestres de Capoeira e professores da rede estadual durante a Semana do Patrimônio, em agosto", explicou a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro.
Já o “Mapeamento e Inventário de Mestres e Mestras da Capoeira no Amazonas” deve acontecer a partir de setembro, conduzido pela equipe técnica do Iphan junto aos mestres de Capoeira amazonenses. O projeto visa identificar e documentar todos os representantes da cultura no estado, garantindo o reconhecimento e a continuidade desse saber tradicional.
Esta foi a primeira reunião de 2025 e a quinta desde a criação do Coletivo, no ano passado. Durante o encontro, também foi definido o calendário de ações até dezembro, reforçando o compromisso com a valorização e difusão da Capoeira no Amazonas.
Sobre o registro pelo Iphan
Em 2008, o Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira foram inscritos no Livro de Registro dos Saberes pelo Iphan, reconhecendo sua importância como expressão cultural de resistência e formação da sociodiversidade brasileira. Em 2014, a Roda de Capoeira também recebeu o reconhecimento da Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr