Notícias
EVENTOS
Paraná recebe programação especial sobre referências culturais negras
Em Curitiba, a programação convida a conhecer a exposição sobre a primeira engenheira negra do Brasil. (Foto: Felipe Roehrig)
Nesta semana, entre os dias 22 e 25 de outubro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza uma série de atividades especiais no Paraná. As cidades de Curitiba e de Lapa receberão eventos com exposições e debates, gratuitos e abertos ao público.
Em Curitiba, a programação terá início nesta terça-feira (22) e vai até quinta-feira (24). A ação convida a população a conhecer a exposição Enedina Alves Marques, que homenageia a primeira engenheira negra do Brasil. A mostra estará disponível até o mês de novembro na Casa Domingos Nascimento Sobrinho, localizada no bairro Juvevê, local que fez parte da trajetória da engenheira e que hoje abriga a sede do Iphan no Paraná.
Além da exposição, o evento também contará com intervenção do artista Preto (Flávio Rodrigues), que pintará o retrato de Enedina Alves Marques no jardim da Casa Domingos, utilizando pigmentos feitos da própria terra. A ação é promovida pelo projeto Meninas e Mulheres nas Ciências, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Também serão realizadas atividades para diferentes públicos. Uma delas é o reencontro dos participantes da oficina “Uma casa para as histórias de Enedina”, realizada no mês de abril, que promoveu a criação de intervenção narrativa em conjunto com os participantes, posteriormente incorporada à exposição. O evento conta, ainda, com visita noturna de estudantes da UFPR, além do lançamento do livro Jongo e ancestralidade: salvaguarda e preservação sob olhar dos detentores, de Alessandra Ribeiro.
“A programação será uma oportunidade para o público acompanhar a intervenção artística, conhecer os trabalhos de nossos parceiros e também, para quem ainda não conseguiu, visitar a exposição na Casa Domingos antes de seu término, previsto para o dia 29 de novembro”, destaca a superintendente do Iphan-PR, Fabiana Moro Martins.
Memórias afrolapeanas
Já no município de Lapa, localizado a cerca de 70 km da capital paranaense, será inaugurada a exposição itinerante Memória Afrolapeanas, na próxima sexta-feira (25), às 13h. A mostra terá a primeira montagem na sala de exposições do Museu Casa Lacerda, espaço sob gestão do Iphan.
O evento de abertura contará com roda de conversa sobre ações de promoção e difusão de referências culturais de matriz africana. O debate terá a participação da liderança e detentora do Jongo do Sudeste, Alessandra Ribeiro, que falará das experiências da comunidade jongueira Dito Ribeiro, em Campinas (SP). Também haverá participação de autoridades locais e representantes das comunidades negras. A exposição permanecerá em cartaz no Museu Casa Lacerda até julho de 2025.
O trabalho é fruto de parceria entre o Iphan-PR e a Comunidade Quilombola da Restinga, e reúne materiais para a apresentação de outras visões sobre o Patrimônio Cultural da Lapa. A ação é desdobramento de uma roda de conversa com a comunidade, realizada em 2023, durante a 17ª Primavera dos Museus. “O bate-papo trouxe elementos para repensarmos as narrativas sobre processos históricos da Lapa que são reproduzidas em museus e espaços culturais e que, muitas vezes, invisibilizam a presença e contribuição de pessoas e grupos afrodescendentes”, explica o técnico do Iphan-PR, Rafael Boeing, um dos coordenadores da ação.
A exposição busca questionar a invisibilização dessas comunidades, trazendo ao foco a atividade de famílias e comunidades negras na formação da sociedade lapeana a partir do tropeirismo, importante ciclo socioeconômico da região Sul que resultou na fundação de várias cidades.
“O tropeirismo perpassou diferentes esferas da sociedade lapeana e pode ser narrado também a partir de memórias e saberes de suas comunidades negras, a exemplo da própria Restinga e também do Feixo e Vila Esperança, além da Irmandade de São Benedito e do grupo Congada Ferreira”, acrescenta Rafael.
A mostra dirige o olhar para as referências culturais que estão fora dos limites das tradicionais ações de preservação do Iphan, porém dentro de grupos que atuaram, direta ou indiretamente, na construção dos patrimônios já reconhecidos.
Serviço
Programação Especial da Exposição "Enedina Alves Marques"
Data: 22 a 24 de outubro de 2024
Local: Casa Domingos Nascimento Sobrinho
Endereço: Rua José de Alencar, 1808, Juvevê, Curitiba (PR)
Entrada gratuita
Mais informações pelo telefone (41) 3264-7971
Abertura da Exposição "Memórias Afrolapeanas"
Data: 25 de outubro de 2024
Horário: a partir das 13h
Local: Casa Lacerda
Endereço: Rua XV de Novembro, nº 67, Centro Histórico, Lapa (PR)
Visitação à Exposição "Memórias Afrolapeanas"
Período: de 26 de outubro de 2024 a 06 julho de 2025
Funcionamento: de terça-feira a domingo (exceto o último de cada mês), das 9h às 12h e das 13h às 17h
Local: Casa Lacerda
Endereço: Rua XV de Novembro, nº 67, Centro Histórico, Lapa (PR)
Entrada gratuita
Mais informações: (41) 3218-7040 ou museucasalacerda@gmail.com
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Letícia Maciel - leticia.vale@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov | www.twitter.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr/
www.youtube.com/IphanGovBr