Notícias
AGENDA CULTURAL
Paço Imperial celebra 40 anos com nova programação de exposições
Comemorações pelos 40 anos do Paço Imperial também incluem seminários, workshops e outros eventos. (Foto: Ana Carla Pereira/Iphan)
No centro do Rio de Janeiro, o Paço Imperial permanece como um dos protagonistas da cultura brasileira. A cidade mudou, artistas vieram e foram, mas o casarão do século XVIII continua a acolher histórias e encontros. Para comemorar os 40 anos como centro cultural e unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no dia 15 de março o Paço inaugura uma nova programação de exposições, todas gratuitas e abertas ao público geral.
Os artistas escolhidos para que integrar a programação trazem um panorama diverso da arte contemporânea. Iole de Freitas apresenta "Fazer o ar", com curadoria de Eucanaã Ferraz e cerca de 16 trabalhos inéditos que exploram o volume e o ar. Já Ana Hortides exibe "Casa Própria", sua primeira mostra individual no Rio de Janeiro, investigando a materialidade da casa popular a partir da arquitetura do subúrbio carioca. A produção da artista plástica e performer Márcia X também é contemplada em "Tornar visível, tornar invencível". Já Lucilia de Assis e Alexandre Dacosta revisitam o histórico "Salão de Belezas", três décadas após sua primeira edição no Paço Imperial, com a exposição coletiva “II Salão de Belezas”.
No primeiro pavimento, Cláudia Lyrio exibe "O Manuscrito", com curadoria de Marisa Flórido Cesar. A mostra apresenta cerca de 70 trabalhos que exploram a relação entre texto e imagem, combinando escrita e pintura, letra e forma, enquanto questionam a fronteira entre compreensão e abstração. O espaço também recebe as obras de Roberto Magalhães em "Xilogravuras em uma coleção", além dos trabalhos de Carlos Zilio em “A pintura com à pintura”.
No segundo pavimento, o duo Manata Laudares apresenta "Dias Depois", uma experiência sensorial que convida o público a um mergulho na memória e no tempo. Com instalações sonoras, esculturas e bordados, a mostra explora temas como ressignificação de valores na arte e na sociedade.
A seleção das exposições foi realizada pelo Conselho de Programação e pela direção do Paço Imperial. "Os critérios são muitos e variam de acordo com cada momento. Sem dúvida, mérito, inovação e viabilidade norteiam muitas vezes as escolhas", afirma a diretora Cláudia Saldanha.
As comemorações pelos 40 anos do Paço Imperial se estenderão ao longo de 2025, incluindo seminários, workshops, concertos e a publicação de um catálogo especial.
O Paço Imperial
Construído em 1733 e inaugurado em 1743, o Paço Imperial foi usado primeiramente como Casa dos Vice-Reis do Brasil. Com a chegada da Corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, em 1808, tornou-se Paço Real e sede dos governos do Reinado e do Império. Após a Proclamação da República, em 1889, abrigou a Agência Central dos Correios e Telégrafos. A primeira planta em escala da cidade, feita em 1713, e os vestígios arqueológicos revelam que, no Paço Imperial, também funcionaram a Casa da Moeda e o Armazém del Rei. O casarão foi tombado pelo Iphan em 1938.
Desde sua restauração em 1983, conduzida pelo arquiteto Glauco Campello, o Paço Imperial resgatou sua essência histórica e se tornou referência na arte contemporânea. Em 1985, depois de restaurado, tornou-se um centro cultural vinculado ao Iphan. Segundo a diretora Cláudia Saldanha, a notável gestão de seus primeiros diretores – Paulo Sergio Duarte, Suetônio Valença e Lauro Cavalcanti – foi essencial para essa transformação. "Quatro décadas revelam grandes histórias. A todos esses artistas, curadores, profissionais e agentes das artes, o Paço Imperial dedica essa homenagem e convida o visitante para mais um encontro com a arte", destaca a diretora.
Serviço:
Nova programação de exposições do Paço Imperial
Data de abertura: 15 de março, às 15h
Período de visitação: 15 de março a 11 de maio
Horário de funcionamento: terça a domingo, incluindo feriados, das 12h às 18h
Entrada gratuita
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br

