Notícias
EVENTO
Ouro Preto recebe Assembleia Geral e Simpósio Científico Icomos 2024
Comissão julgadora do Concurso de Ideias Intervenções Contemporâneas em Bens Protegidos - Foto: Ascom CAU/MG
Ouro Preto (MG), a primeira cidade brasileira reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, sedia a Assembleia Geral do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) e o Simpósio Científico Icomos 2024, de 10 a 15 de novembro. Com o tema Revisitando a Carta de Veneza: Perspectivas Críticas e Desafios Contemporâneos, o evento conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Neste ano, o Icomos celebra o 60º aniversário da Carta de Veneza, documento que alicerça o campo da preservação do patrimônio e, paralelamente, os 30 anos da Convenção de Nara, uma referência importante no debate sobre a autenticidade dos bens culturais. No simpósio, especialistas de cerca de 30 países debatem a evolução desses conceitos e os desafios contemporâneos da prática de preservação.
Entre as atividades, o evento inclui conferências, mesas temáticas e apresentações de artigos, além de reuniões da organização e do lançamento do Plano Científico Trienal, com o tema Patrimônio Resiliente a Desastres e Conflitos: Preparação, Resposta e Recuperação. Esta iniciativa visa fortalecer a prática de preservação frente aos desafios atuais impostos por mudanças climáticas, catástrofes e deslocamentos populacionais.
"A presença do Icomos em Ouro Preto é simbólica e estratégica," pontua o presidente do Iphan, Leandro Grass. "O Brasil, com sua pluralidade cultural e histórica, ganha muito com a oportunidade de acolher esse debate internacional. A troca de experiências e a discussão de novas diretrizes são fundamentais para a atualização das práticas de preservação, e o Iphan está comprometido em contribuir para uma abordagem de proteção patrimonial que responda às necessidades e desafios do país."
Simultaneamente, Ouro Preto também recebe o Seminário da Câmara Temática de Patrimônio: Do Histórico-Cultural ao Ambiental, organizado pelo CAU/BR. Realizado no Museu Boulieu, o seminário reúne representantes dos conselhos de Arquitetura e Urbanismo de todo o Brasil para discutir temas ligados à preservação cultural e ambiental no país.
A superintendente do Iphan em Minas Gerais, Luciana Feres, participa como membro da comissão julgadora do Edital Tripartite do Concurso de Ideias Intervenções Contemporâneas em Bens Protegidos, promovido pelo CAU/MG. Na quinta-feira (14), serão anunciados os finalistas do concurso que promove a valorização do patrimônio com propostas inovadoras para bens construídos protegidos.
Sobre o Icomos
Fundado para promover a conservação e valorização de monumentos e sítios culturais, o Icomos é uma organização global que trabalha em estreita colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Comitê Brasileiro do Icomos, ou Icomos/Brasil, representa o país no conselho e conta com uma comunidade de especialistas de diversas áreas do patrimônio, incluindo arquitetura, arqueologia e história, que atuam na conservação e na gestão desses bens culturais.