Notícias
IMATERIAL
Corumbá e Ladário (MS) comemoram um ano do registro do Banho de São João como Patrimônio Cultural
A festividade reúne uma série de rituais, realizados na passagem do dia 23 para 24 de junho, nas margens do Rio Paraguai. (Foto: Acervo Iphan)
O registo o Banho de São João como Patrimônio Cultural do Brasil completa um ano nesta quinta-feira (19). Em comemoração à data, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (Iphan-MS) realiza uma celebração especial envolvendo festeiros das cidades de Corumbá e Ladário (MS). O evento terá início às 15h, em frente à Catedral de Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá (MS).
A programação inclui cortejo saindo da Igreja com direção ao Escritório Técnico II do Iphan em Mato Grosso do Sul, localizado no Porto Geral. A comemoração se encerra com cerimônia no auditório do Escritório Técnico, reunindo festeiros e autoridades locais. O evento é promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico.
“Iremos reunir os festeiros para exaltar a data. Na ocasião também iremos fazer a chamada para o Banho, que será no mês que vem. Vamos começar as divulgações e convidar a população para a festividade”, explica o chefe do Escritório Técnico II, em Corumbá, Cleber Ribeiro Dias.
Banho de São João
Inscrito no Livro de Registros das Celebrações no dia 19 de maio de 2021, o Banho de São João de Corumbá e Ladário (MS) congrega um culto a São João Batista e ao orixá Xangô. A festividade reúne uma série de rituais, como procissões, cortejos, novenas e giras em terreiros de candomblé e umbanda, envolvendo a população em fé, alegria e afeto.
Percorrendo as casas dos festeiros, o Banho de São João também inclui a decoração de altares e andores, queima de fogueiras e realização de oferendas, além de rezas, terços, e levantamento de mastros. Realizada na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho, a celebração é tradicional nas cidades pantaneiras de Corumbá e Ladário, situadas às margens do Rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul.
Na noite da festa, os devotos vão ao rio para dar banho na imagem de São João e assistir ao ritual. Em Corumbá, o banho é realizado no Porto Geral, e em Ladário, no Porto Ladário. É o ponto alto da celebração, a festa pública, para onde convergem as festas das casas e dos terreiros.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
2024-5516
Letícia Maciel - leticia.vale@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr