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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Oficinas para crianças incentivam a valorização do Patrimônio Cultural em Icó (CE)
As atividades incluíram pintura de desenhos de fachadas icônicas, além de conversas, exposição de desenhos e fotos, dentre outras. (Fotos: Iphan-CE/ETI)
Na Semana da Criança, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Escritório Técnico em Icó, no Ceará, realizou as oficinas “Cores de Icó”, voltada para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de quatro escolas municipais. As atividades foram realizadas entre os dias 08 e 11 de outubro e contaram com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó.
Durante as oficinas, as crianças, com idades entre 7 e 12 anos, puderam explorar e compartilhar suas percepções sobre o centro histórico de Icó, Patrimônio Cultural reconhecido pelo Iphan desde 1998. As atividades incluíram conversas, exposição de desenhos, maquetes, fotos antigas e atuais, além do exercício de pintura de fachadas icônicas com desenhos para colorir.
“De maneira lúdica, trabalhamos imagens, memórias e vivências da cidade e de seu Patrimônio Cultural a partir do olhar das crianças. É uma forma de estimular nelas o sentimento de pertencimento e apresentar a importância de valorizarmos e preservarmos o nosso patrimônio”, explica o chefe do Escritório Técnico do Iphan em Icó (ETI), Marcio Carvalho. “As crianças ficaram empolgadas com as atividades de pintura e apresentação de imagens. Fizemos desenhos de imóveis tombados na cidade para elas colorirem e muitas ainda não conheciam os locais, por não estarem em território que elas frequentam”, acrescenta Marcio.
A ação faz parte do plano de atividades supervisionadas do aluno do Mestrado Profissional do Iphan, Matheus Moreira, em atuação no ETI, que inclui o desenvolvimento de ações de Educação Patrimonial. Um dos objetivos é experimentar metodologias de diálogo e de construção coletiva com os diversos agentes na preservação do Patrimônio Cultural em Icó por meio da educação.
O trabalho também busca identificar outras frentes de projetos e ações, assim como os responsáveis por essas agendas para uma construção coletiva e em rede. “Durante as atividades, descobrimos, por exemplo, que muitas escolas já possuem uma agenda voltada para o ensino sobre Patrimônio Cultural. Com isso, é possível pensar em atividades futuras para que a temática continue a ser trabalhada em conjunto”, destaca Matheus Moreira.
O projeto tem contribuído para a construção de parcerias interinstitucionais e planejamento de ações de Educação Patrimonial para 2025. A ideia é que as oficinas continuem a ser realizadas nas escolas durante o próximo ano. “Estamos em um processo de reconstrução das relações institucionais, com agentes de cultura e com a sociedade como um todo. Ações como esta ajudam a firmar essas parcerias, ao mesmo tempo em que cumprimos nossa missão de difundir e valorizar o Patrimônio Cultural”, complementa o chefe do ETI, Marcio Carvalho.
Patrimônio Cultural em Icó
O Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Icó é considerado o maior do estado do Ceará. O conjunto apresenta arquitetura tradicional e remonta ao período colonial, com traçado urbanístico imposto pelas normas da Coroa Portuguesa, no século XVIII. O local conserva com bastante integridade aproximadamente 320 imóveis, concentrados nas principais ruas do município. A cidade foi a primeira a receber esse tipo de tombamento - conjuntos urbanos protegidos pelo Iphan.
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