Notícias
INFORME
Nota Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho (RO)
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Rondônia (Iphan-RO) informa que o espaço da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré , em Porto Velho (RO), não está aberto ao público, uma vez que, com o término das obras no local, o projeto está em fase de análise das adaptações para novos usos.
Recentemente, foram realizadas visitas particulares ao museu da Estrada de Ferro, ainda fechado ao público, e um evento em local não destinado para este fim, já que se trata de áreas voltadas para atividades museológicas e socioeducativas. Além disso, o não cumprimento de ritos processuais para a abertura do espaço pode acarretar prejuízos ao Patrimônio Cultural tombado.
Assim, o Iphan é contrário a usos de caráter particular para o aparelho público de usufruto coletivo, uma vez que ele não está aberto à visitação da população. Ressalta-se, por fim, que o Instituto é um dos maiores interessados na ocupação pública de bens tombados, contanto que ela esteja de acordo com a legislação de proteção do Patrimônio Cultural.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr
|
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr