Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
MTur seleciona roteiros para o Projeto Experiências do Brasil Rural
Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas, nas regiões do Serro, da Serra da Canastra e do Salitre, em Minas Gerais, inscrito no Livro de Registro dos Saberes em junho de 2008. Foto: Maylena Clecia
Entre as diversas ações de salvaguarda desenvolvidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que envolvem a identificação, o reconhecimento e o apoio aos bens culturais patrimoniais, estão a difusão e a promoção do patrimônio agroalimentar, como o Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas ou o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro . E no caminho de uma maior valorização desses bens, aliada à diversificação da oferta turística brasileira, o ministério do Turismo (MTur) lançou o Projeto Experiências do Brasil Rural . As inscrições para a seleção dos roteiros para o projeto estão abertas até o dia 02 de abril.
Fruto de uma parceria entre o MTur e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país. Inicialmente, serão selecionados oito roteiros turísticos pertencentes às cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia nas cinco regiões do país. A ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural.
Entre os bens registrados que podem se beneficiar diretamente com o projeto, estão o Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira , as Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (RS) , Ofício das Paneleiras de Goiabeiras , o Ofício das Baianas de Acarajé e Produção Tradicional e práticas socioculturais associadas à Cajuína no Piauí . Diversos outros bens em processo de registro, como o Ofício das Quitandeiras de Minas, podem valer-se da iniciativa.Os projetos selecionados contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências.
Ao final dos processos de estruturação, a meta é inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que integram o roteiro turístico rural.
Acordo de Cooperação
O “Projeto Experiências do Brasil Rural” foi formalizado ainda no ano passado através da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o MTur e o Mapa. As cadeias produtivas atendidas no projeto foram definidas a partir das políticas públicas de priorização de ambas as pastas. O foco de atuação do projeto são os empreendimentos da agricultura familiar que atuem na produção agrícola e pecuária, na agroindústria, no extrativismo e no turismo. Os demais empreendimentos também podem participar da seleção, desde que estejam diretamente relacionados às cadeias produtivas priorizadas (queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia).
O projeto integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia. Isso porque representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos.
No Brasil já há uma série de empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e experiências gastronômicas características de cada região.
Serviço:
Inscrições Projeto Experiências do Brasil Rural
Data: até dia 2 de abril de 2021
Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2wxZhaVGsKV7bkGTPtPSUOgzw0nzQI5ZewQqVwTnpE8mJ_g/closedform