Notícias
MESTRADO PROFISSIONAL
Legado do cineasta Vladimir Carvalho é tema de pesquisa
A banca será realizada na modalidade híbrida, no dia 11/11
O Centro Lucio Costa, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), convida a todos para a banca de defesa da dissertação do aluno Jefferson Higino Dantas, do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan. A banca será realizada na modalidade híbrida, no dia 11 de novembro de 2024, às 14h, na sede do Mestrado, localizada no bairro Cidade Nova, no Rio de Janeiro (RJ). A defesa também poderá ser acompanhada pelo canal do Mestrado no YouTube.
Com o tema “Fundação Cinememória: legado de Vladimir Carvalho como patrimônio cultural", a dissertação tem com objeto de estudo o acervo da Fundação Cinememória, espaço criado pelo cineasta Vladimir Carvalho com o propósito de preservar a produção cinematográfica. Vladimir Carvalho, cineasta com mais de seis décadas de produção de filmes, dedicou grande parte da sua vida na atividade preservacionista do cinema brasileiro. Além de salvaguardar objetos referentes à sua produção, também reuniu materiais doados por outros cineastas.
A dissertação investiga as características do acervo da Fundação Cinememória, sua formação e a importância para o Patrimônio Cultural, em especial no Distrito Federal, além de abordar o atual processo de doação do acervo para a Universidade de Brasília (UnB).
Banca Examinadora:
Dr. Hilário Figueiredo Pereira Filho (Orientador - Mestrado Profissional do Iphan)
Dra. Luciana Christina Cruz e Souza (Mestrado Profissional do Iphan)
Dr. Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins (UnB)
Supervisora Maria do Socorro Neri de Souza (UnB)
Serviço:
Data: 11 de novembro de 2024
Horário: 14h
Mestrando: Jefferson Higino Dantas
Dissertação: “Fundação Cinememória: legado de Vladimir Carvalho como patrimônio cultural"
Local: Av. Presidente Vargas, 3131/sala: 1402 - Edifício Teleporto, Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão pelo canal do Mestrado no YouTube