Notícias
Cooperação
Iphan representa Brasil em centro multilateral vinculado à Unesco
Nos dias 10, 11 e 12 de março, o Centro Lucio Costa – CC2 (CLC-CC2) reuniu os países e instituições que formam parte de suas instâncias diretivas para repactuar as atividades previstas no Plano de Ação 2019 – 2020. O órgão internacional é vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está sob os auspícios da Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (Unesco).
Realizados por videoconferência, os encontros contaram com ampla participação regional e internacional. Além do Brasil, representado pelo Iphan, estiveram presentes especialistas de Argentina, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Moçambique, Peru e Uruguai.
Um dos principais resultados da III Reunião do Comitê Executivo, no dia 10 de março, foi a eleição de membros do Comitê Consultivo do CLC-CC2, sendo dois da América do Sul e um da África. O conhecimento técnico dos especialistas será um aporte significativo à região no desenvolvimento de atividades associadas à aplicação da Convenção da Unesco de 1972 e à formação em gestão do patrimônio.
Já nos dias 11 e 12 de março, foi realizada a IV Reunião do Conselho de Governança do CLC-CC2. O encontro contou com a presença majoritária dos países aderidos, autoridades dos ministérios do Turismo, das Relações Exteriores e representantes da Unesco, como a diretora do Centro do Patrimônio Mundial, Mechtild Rössler.
O redesenho do Plano de Ação 2019-2020 foi um dos resultados das conversas. Atendendo às restrições sanitárias decorrentes da pandemia de Covid-19, as iniciativas foram transpostas para a modalidade virtual e para o biênio 2021-2022. Entre as atividades previstas estão uma Oficina para Elaboração de planos de Gestão de Riscos, a colaboração do Centro Lucio Costa na realização do Seminário de Patrimônio e Turismo do Mercosul II SEMPAT e a tradução para o português e o espanhol de dois documentos de referência do Centro do Patrimônio Mundial, cujas temáticas (Zonas de Amortecimento e Desenvolvimento Comunitário) foram priorizadas pelo Conselho de Governança.
O Centro Lucio Costa - CC2
O Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa foi criado a partir do Acordo firmado entre o Governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 26 de julho de 2010, durante a 34ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, em Brasília. É vinculado ao Iphan.
O Centro tem os objetivos de ampliar a capacidade de gestão do patrimônio cultural e natural e promover a cooperação na sua Região de abrangência, composta por 17 países de língua oficial portuguesa e espanhola na América do Sul, África e Ásia. A adesão dos países institucionaliza a estrutura multilateral do Centro, com vistas à capacitação de técnicos e gestores dos países envolvidos.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Taís Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5516
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr