Notícias
PATRIMÔNIO E MEMÓRIA
Iphan recebe pedido de tombamento do Memorial das Ligas Camponesas, na Paraíba
Foto: Nina Vincent Lannes
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebeu, na última sexta-feira (14/2), uma documentação solicitando o tombamento do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, localizado no município de Sapé, na Paraíba. O material foi entregue pela associação responsável pelo Memorial, durante o Festival Cultural da Memória Camponesa, realizado entre 13 e 15 de fevereiro. O evento também celebrou o aniversário de 100 anos de Elizabeth Teixeira, uma das líderes da luta pela justiça social e reforma agrária no Brasil.
O Memorial é a casa onde Elizabeth Teixeira e seu esposo, João Pedro, viveram com a família por muitos anos. Os dois atuaram juntos na reivindicação por melhores condições de vida e direito à terra para os trabalhadores rurais. Em 1962, João Pedro foi assassinado como retaliação à sua atuação política.
O Superintendente do Iphan na Paraíba, Emanuel Braga, destacou que a solicitação entregue pelo Memorial está bastante completa e foi feita em tempo recorde. “O Iphan já aprovou a pertinência do pedido e agora precisamos envolver nossos parceiros e conseguir recursos para a realização da instrução do processo, que deve contar com a participação da comunidade", disse Braga.
O pedido de tombamento reconhece o valor histórico e simbólico do lugar, que abriga documentos, fotografias e registros que remontam à organização das Ligas Camponesas e sua influência na luta pela terra no Brasil. Além de preservar a memória da origem do movimento, o espaço também funciona como um local de reflexão sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais ao longo da história até os dias de hoje.
Segundo o superintendente, o pedido agora deve ser analisado pelas áreas técnicas do Iphan, seguindo os trâmites previstos para processos de tombamento. Esses procedimentos envolvem estudos aprofundados sobre a relevância do bem para o patrimônio cultural brasileiro, além da realização de consultas e pareceres técnicos.
Caso o tombamento seja aprovado, o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas passará a contar com proteção especial, garantindo sua preservação para as futuras gerações e articulação de políticas públicas para a comunidade local, que tem a casa e seu entorno como referências para suas demandas por melhores condições de vida.
Luta Camponesa
O Memorial das Ligas e Lutas Camponesas homenageia a trajetória dos trabalhadores rurais que, nas décadas de 1950 e 1960, protagonizaram um dos mais significativos movimentos sociais do país em defesa da reforma agrária e dos direitos dos camponeses. A iniciativa teve forte atuação na região Nordeste, especialmente na Paraíba e em Pernambuco, com destaque para a liderança de Francisco Julião, advogado e defensor da causa camponesa, bem como do casal João Pedro e Elizabeth Teixeira.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov |
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
