Notícias
PATRIMÔNIO MATERIAL
Iphan recebe pedido de tombamento do Complexo do Parque dos Poderes (MS)
Parque Estadual do Prosa. Foto: Teotônio Vilela
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (Iphan-MS) recebeu o pedido de tombamento do Complexo do Parque dos Poderes, localizado em Campo Grande (MS). O pedido visa proteger o complexo e seus recursos ambientais, preservando sua atmosfera, águas superficiais e subterrâneas, seu solo e espécies da fauna e flora.
A solicitação foi entregue por um grupo de 81 pessoas, integrado por ambientalistas, biólogos, professores, pesquisadores, artistas, jornalistas, juristas e estudantes. Agora, o corpo técnico do Iphan-MS analisará o processo e submeterá seu parecer técnico ao Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan (Depam), que decidirá se o processo tem condições de ser enquadrado na categoria “T”, de tombamento. Tendo condições, o processo de tombamento estará, de fato, em curso.
Complexo do Parque dos Poderes
Os valores do Complexo do Parque dos Poderes vão além do valor natural e paisagístico. No local, surgiram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário do estado de Mato Grosso. Além disso, o complexo abrange, ainda, o Conjunto Arquitetônico Modernista, relevante por sua arquitetura dos anos 1980.
O complexo é um dos últimos remanescentes de Cerrado e Mata Atlântica na região. O local abriga mais de 230 espécies de aves, inclusive algumas endêmicas do Cerrado e ameaçadas de extinção.
O Parque dos Poderes já é protegido pela Lei Estadual nº 5327/18, que reconhece o complexo e estabelece o Programa de Preservação, Proteção e Recuperação Ambiental das áreas que abrangem o Parque Estadual do Prosa, o Parque das Nações Indígenas e o Parque dos Poderes.
O pedido de tombamento federal ressalta a importância da preservação do complexo para manutenção da fauna e flora locais, assim como para a manutenção da área urbana.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr