Notícias
EVENTO
Iphan promove 1º Seminário para Preservação do Modo de Fazer Viola de Cocho de Mato Grosso
No próximo dia 5 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência em Mato Grosso, realizará o 1º Seminário do Plano de Manejo das Espécies Vegetais usadas na Fabricação da Viola de Cocho. O evento será sediado no auditório do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá Bela Vista, em Cuiabá (MT), e contará com a participação de detentores do bem cultural, instituições parceiras e entidades da sociedade civil para discutir e desenvolver o Plano de Manejo da Viola de Cocho. A atividade não será aberta ao público em geral.
A Viola de Cocho é um símbolo da rica cultura mato-grossense, juntamente com suas manifestações culturais associadas, como o cururu e o siriri. No entanto, a preservação dessa tradição tem enfrentado desafios devido a problemas socioambientais e à escassez de matérias-primas tradicionais utilizadas pelos artesãos, como as árvores ximbuva, figueira e sarã de leite.
Para enfrentar esses desafios e garantir a continuidade da prática cultural, o Iphan elaborou o Plano de Salvaguarda do Modo de Fazer Viola de Cocho do Mato Grosso em 2021, com ações a serem implementadas nos próximos cinco anos.
Segundo o técnico em antropologia do Iphan-MT, coordenador do evento, Francimário Vito dos Santos, o Plano de Salvaguarda prioriza as atividades a serem executadas e estabelece as metas para a continuidade do bem cultural, bem como a transmissão dos saberes relacionados a esse instrumento tradicional. “O projeto foi dividido em duas frentes principais: ações socioculturais e ações socioambientais”, explica. “A parceria entre o Iphan, IFMT, detentores e entidades da sociedade civil mostra-se essencial para garantir a continuidade desse patrimônio cultural para as futuras gerações”, acrescenta.
Nas ações socioculturais do plano, serão fornecidas aos detentores diretrizes para as atividades a serem realizadas, possibilitando o acompanhamento do seu desenvolvimento e a garantia de recursos financeiros por meio de um Plano de Ação (PA). Além disso, o documento servirá como uma ferramenta para que os detentores busquem apoio autônomo de empresas e instituições públicas e privadas.
Uma das metas do Plano de Salvaguarda é estabelecer parcerias com o poder público e outras entidades que possam contribuir para a preservação do bem cultural. Além de destacar a importância da participação ativa da comunidade local, de artesãos e cururueiros no processo de preservação da viola de cocho, o plano também prevê a realização de pesquisas e estudos sobre o bem cultural, visando a valorização dessa rica tradição.
Viola de Cocho
A Viola de Cocho recebe esse nome devido à técnica de escavação da caixa de ressonância em uma tora de madeira inteiriça, mesma técnica utilizada na fabricação de cochos para alimentar o gado. A confecção artesanal resulta em variações observadas de artesão para artesão, tornando cada viola única e carregada de significado cultural.
Assessorias de Comunicação Iphan
Pablo Santos - pablo.santos@iphan.gov.br