Notícias
INTERNACIONAL
Iphan participa de fórum sobre direitos culturais e desenvolvimento sustentável
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participou do Fórum Conectando o Patrimônio Vivo, os direitos culturais e o desenvolvimento sustentável a partir da América Latina, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Lima, no Peru. O evento foi uma iniciativa do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (Crespial) e do escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Peru.
Durante o evento, representantes de comunidades, organizações, instituições e especialistas de diversos países da região — como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru — trocaram conhecimentos e experiências sobre a importância da salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial como pilar para o desenvolvimento sustentável e a construção de sociedades mais justas e equitativas.
O diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan, Deyvesson Gusmão, participou da programação do evento e falou sobre a avaliação de impacto ao patrimônio imaterial no âmbito dos processos de licenciamento ambiental no Brasil, que considera “estratégica, no sentido de que tem relação com os direitos culturais, não só porque estamos tratando de bens culturais, mas também porque tem relação com a preservação desses territórios para a manutenção dos modos de vida que contribuem para um mundo mais sustentável”.
O evento contou com a participação virtual da relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para direitos culturais, Alexandra Xanthaki, que enfatizou a estreita relação entre os direitos culturais, os direitos humanos e o patrimônio vivo, instando os governos e a sociedade civil a redobrarem os seus esforços para garantir a proteção e promoção deste legado.
O fórum representa um marco na região, demonstrando o compromisso de diversas instituições em salvaguardar o patrimônio cultural imaterial com uma abordagem baseada em direitos e em harmonia com o desenvolvimento sustentável.
Crespial
O Crespial foi criado em 2006, a partir de acordo entre a Unesco e o governo do Peru, com o objetivo de promover e apoiar ações de salvaguarda e proteção do vasto patrimônio cultural imaterial dos povos da América Latina.
Mais informações para a imprensa
comunicacao@iphan.gov.br
Marina Baldoni Amaral – marina.amaral@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/Iphangov | www.twitter.com/IphanGovBr www.youtube.com/IphanGovBr