Notícias
ARQUEOLOGIA
Iphan participa da descoberta de esqueleto humano com até 12 mil anos em Goiás
Local onde o esqueleto humano foi encontrado| Foto: Danilo Curado
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico ( Iphan ) , autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, participou d a descoberta de um esqueleto humano que pode ter até 12 mil anos. A pesquisa foi realizada em um sítio arqueológico do município de Serranópolis (GO), que revel ou ainda um conjunto de dez crânios datados em cerca de 1.600 anos. O projeto é c oordenad o pelo pesquisador e professor do curso de arqueologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, Júlio César Rubin .
Esqueleto humano de até 12 mil anos | Acervo: Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Arqueologia
S egundo o arqueológo do Iphan -GO e coordenador técnico substituto , Danilo Curado , “ a a mostra d e um carvão próximo ao pé do esqueleto foi enviada para um laboratório, localizado nos Estados Unidos , que comprovou a datação de aproximadamente 12 mil através da técnica do C ar bono - 14” .
A possível antiguidade do esqueleto , diz Curado, insere Goiás de forma ainda mais contundente nas dis cussões arqueológicas nacionais e internacionais, vez que traz novas visões sobre a ocupação humana na América do Sul. “Por este motivo, considerando a relevância d este sítio arqueológico, é imprescindível que haja investimento nas pesquisas, de forma a revelar para a sociedade o máximo de informações sobre a gênese do povo brasileiro ”, encerra o arqueólo go.
S uperintendente substituta do Iphan -GO, Renata Barros destaca a importância da proteção dos sítios arqueológicos em Goiás. “O estado possui mais de 1.246 sítios registrados pelo Iphan , nos quais muitas descobertas foram feitas ao longo dos anos . A partir daí , a superintendência em Goiás faz um grande movimento de identificar, registrar e proteger outros sítios no estado ”, pontua. “Assim que o sítio é registrado , ele ganha uma proteção do Ipha n , na qual, por meio de polít icas públicas, podemos g arantir que o que tem no sítio será preservado”, completa Barros.
Crânio encontrado juntamente com outros nove em Serranópolis | Acervo: Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Arqueologia
Sítios arqueológicos de Serranópolis
O complexo arqueológico de Serranópolis (GO) é um dos mais importantes e completos em se tratando de conjuntos de sítios arqueológicos do Brasil. São mais de 30 sítios de populações caçadores-coletores e agricultores-ceramistas que ocuparam a região. Serranópolis é referência na história do povoamento do C errado brasileiro, tanto por sua importância científica, relacionada à ocupação do território goiano, quanto por sua beleza cênica. As pesquisas revelaram datações que recuam o início da ocupação na região a aproximadamente 1 2 mil anos antes do presente.
Entre os sítios de Serranópolis cadastrado s no Ipha n , destacam-se os abrigos sob rochas, onde foram registrada s mais de 1.100 figuras pintadas e 4.000 gravuras, distribuídas em 14 dos 26 abrigos estudados. Esses sítios arqueológicos em arte rupestre são patrimônios e monumentos singulares, de valor inestimável, uma vez que trazem representações da vida humana em tempos remotos.
Sitío Arqueológico em Serranópolis | Foto: Danilo Curado/Iphan GO
A
ssessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
(62) 3224-1310 | (62) 985337298 (whatsapp)
Mariana Jardim -
mariana.lima@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr
|
www.twitter.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.yotube.com/IphanGovBr