Notícias
PATRIMÔNIO CIDADÃO
Iphan lança Canteiro-Modelo de Conservação em Cuiabá
(Foto: Fernanda Martins/Iphan)
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (28/3), o projeto Canteiro-Modelo de Conservação em Cuiabá (MT). Uma cerimônia no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) celebrou a parceria firmada entre o Iphan e a universidade para a implantação desse projeto, que tem como foco famílias de baixa renda que moram em regiões tombadas de cidades históricas, como é o caso do centro de Cuiabá. Na capital mato-grossense, o projeto receberá o investimento de R$ 5,5 milhões.
Os Canteiros-Modelo de Conservação já têm beneficiado cidades em diversos pontos do país. O projeto consiste em oferecer assistência técnica gratuita a famílias com renda de até 3 salários mínimos, para restauração de seus imóveis, e traz uma mudança de paradigma na forma como o Iphan gerencia os recursos na preservação do Patrimônio Cultural. O projeto pretende ainda enfrentar questões relativas à infraestrutura urbana, ao saneamento básico e à acessibilidade dos imóveis atendidos.
Tudo isso é feito de forma alinhada com as diretrizes de conservação das características que tornam essas residências unidades relevantes dentro dos conjuntos urbanos tombados. A iniciativa também permite a qualificação da mão de obra local, visto que as obras são feitas em parceria com Instituições de Ensino Técnico e Superior Federais e apoiadas pelas Prefeituras Municipais. No caso de Cuiabá, a instituição parceira do projeto é a própria Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFMT.
Patrimônio Cidadão
O projeto dos Canteiros-Modelo de Conservação integra um conjunto de ações intersetoriais e transversais do Iphan voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural com foco em grupos sociais historicamente excluídos das políticas públicas. Chamado de Patrimônio Cidadão, o programa articula todos os departamentos do Iphan com diversos segmentos da sociedade para um movimento de reparação histórica, promoção do desenvolvimento territorial e da dignidade humana, por meio da preservação do Patrimônio.
Participaram da cerimônia desta quinta-feira o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva, o Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho, a superintendente do Iphan em Mato Grosso, Cassiana Oliveira, o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Schlee, e o coordenador-geral de Conservação do Iphan, Paulo Farsette.
Após a solenidade, os participantes seguiram para o Centro Histórico de Cuiabá, onde visitaram a Casa de Bem-Bem e foram recebidos com uma apresentação musical dos alunos do Instituto Ciranda. A instituição oferece formação musical para cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de Cuiabá e diversas outras cidades do estado de Mato Grosso. A comitiva terminou o passeio na Centro Cultural Casa das Pretas, também no centro histórico da cidade.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/Iphangov | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr