Notícias
ARQUEOLOGIA
Iphan-GO aposta em tecnologia para unir arqueologia e educação patrimonial
Foto: Wildes Barbosa
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO) apostou na tecnologia dos óculos de realidade aumentada para realizar ações de educação patrimonial e, consequentemente, socialização do Patrimônio Cultural Brasileiro. Fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta com uma empresa, o Iphan-GO recebeu dez unidades dos óculos na última terça-feira (4/7), o que permitirá visitas virtuais a sítios arqueológicos de Serranópolis.
O evento de entrega dos óculos aconteceu na sede do Iphan-GO, em Goiânia, com a presença do presidente do Instituto, Leandro Grass, de estudantes do curso de Arqueologia e do professor, arqueólogo e pesquisador Julio Cezar Rubin, que participou diretamente do processo de pesquisa dos sítios arqueológicos de Serranópolis. Na ocasião, o presidente do Iphan, Leandro Grass, testou e aprovou os óculos. “Os óculos são incríveis, mas o mais importante é o conhecimento à disposição de outras pessoas. Conhecimento compartilhado é vida”, afirmou.
Sobre as diversas utilidades dos óculos de realidade virtual, o arqueólogo do Iphan em Goiás Danilo Curado explica que os acessórios serão utilizados associados a ações de educação patrimonial. “Primeiramente, serão usados em associação a uma exposição de acervos arqueológicos, a “Goiás 11 mil anos”, recebendo escolas na superintendência. Quando a exposição encerrar, iremos utilizá-los junto a escolas, aplicando-os associados a outros bens”, disse Danilo.
Sítios arqueológicos em Serranópolis
Com o objetivo de proporcionar diálogo e interação durante as ações de preservação do patrimônio cultural material em Goiás, os óculos de realidade aumentada permitirão visitas virtuais no sítio arqueológico denominado GO-Ja-02, complexo do Diogo, local onde o Iphan participou da descoberta de um esqueleto humano que pode ter até 12 mil anos e identificou uma estrutura funerária com dez crânios humanos.
O complexo arqueológico de Serranópolis (GO) é um dos mais importantes e completos em se tratando de conjuntos de sítios arqueológicos do Brasil. São mais de 30 sítios de populações caçadores-coletores e agricultores-ceramistas que ocuparam a região. Serranópolis é referência na história do povoamento do cerrado brasileiro, tanto por sua importância científica, relacionada à ocupação do território goiano, quanto por sua beleza cênica. As pesquisas revelaram datações que recuam o início da ocupação na região a aproximadamente 12 mil anos antes do presente.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes - guilherme.cardoso@iphan.gov.br
www.gov.br/iphanwww.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.yotube.com/IphanGovBr