Notícias
COOPERAÇÃO
Iphan e Unesco debatem apoio emergencial ao Patrimônio Cultural de Minas Gerais
As cidades de Ouro Preto (esq.) e Congonhas (dir.) possuem importantes acervos arquitetônicos e artísticos. (Fotos: Isabela Atayde/Acervo Iphan)
Na última terça-feira (18), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reuniu-se com a Unesco para apresentarem, de modo colaborativo, uma proposta de assistência emergencial para as cidades de Ouro Preto e Congonhas, em Minas Gerais (MG).
A ocasião contou com a participação dos membros das Coordenações-Gerais de Cooperação Internacional e Nacional do Iphan, bem como membros do Setor Cultural da Representação da Unesco no Brasil.
A pauta central de debate foram os danos causados ao Patrimônio Cultural, devido às fortes chuvas que causaram alagamentos e deslizamentos nas cidades de Ouro Preto e Congonhas. “Convocamos a reunião para, em conjunto com a Unesco, discutirmos possíveis soluções para mitigar os prejuízos materiais e humanos às populações dessa região”, ressaltou o diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan (Decof), Tassos Lycurgo.
Também foram discutidos estudos e relatórios técnicos em desenvolvimento por parte dos municípios, assim como a prevenção aos riscos de impacto ao Patrimônio Cultural em eventuais desastres climáticos no futuro.
O Iphan busca a possibilidade de apoio emergencial, por meio de recursos do Fundo do Patrimônio Mundial, para os sinistros nas referidas cidades. A Unesco avaliará a proposta.
Patrimônio Cultural
O grande volume de chuvas que tem atingido o estado de Minas Gerais, no início de 2022, causou danos a prédios históricos em Ouro Preto. Um deles é o Solar Baeta Neves, construído no século XIX. O casarão passou por obras de restauro em 2010, por meio do Programa Monumenta.
As chuvas também têm impactado o Patrimônio Cultural em Congonhas. Obras do artista Aleijadinho foram afetadas pela água e umidade. As peças, produzidas em madeira, no período colonial, estavam abrigadas na capela da Santa Ceia, próximo à Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5516
Letícia Maciel - leticia.vale@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr