Notícias
SALVAGUARDA
Iphan e UFPA selecionam candidatos para oficinas audiovisuais sobre o Patrimônio Imaterial paraense
Foto: Pierre Azevedo
Após reunião da comissão de seleção do processo simplificado de seleção de candidatos e candidatas para participação do projeto “Série Audiovisual Modos de Olhar: Patrimônio Imaterial Paraense”, 15 detentores de bens imateriais do Pará foram selecionados para produzirem suas próprias narrativas audiovisuais. Confira o resultado clicando aqui.
A comissão de seleção é integrada por Ana Lima Kallás, da Superintendência do Iphan no Pará; Alessandro Campos e Denise Cardoso, representantes do Grupo Visagem/Ufpa; Renato Amaral, representando o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira do Pará; e Charles Rocha, representando o Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó, além de Cyro Lins; responsável por secretariar os trabalhos da comissão.
As inscrições para o projeto aconteceram entre os dias 14 e 31 de março. Em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual (Visagem), a iniciativa vai realizar oficinas de produção audiovisual voltadas para comunidades detentoras de bens imateriais paraenses reconhecidos pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil.
Conforme o Regulamento de Participação, estavam aptos a participar detentoras e detentores do Carimbó, Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira, Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó e Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas.
Para participar da seleção os interessados deveriam ter disponibilidade para participar de todas as atividades de forma integral e possuir equipamentos e recursos mínimos – uma conta do Gmail, um aparelho celular smartphone com gravação em full HD, boa capacidade de armazenamento e bom acesso à internet.
Oficinas
As oficinas serão divididas em dois módulos. O primeiro, presencial, ocorre entre 22 e 24 de abril, de 8h às 12h e de 14h às 18h, no auditório Aloísio Chaves, na Av. Gentil Bittencourt, 650 - 3º andar (CENTUR). O segundo módulo, por sua vez, será realizado em formato remoto. Entre 2 e 29 de maio, serão feitas captação e envio de material audiovisual; de 6 de junho a 30 de agosto, é a vez da montagem e finalização. As oficinas se encerram no dia 9 de setembro com a mostra das produções.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr