Notícias
Internacional
Iphan e Icomos promovem encontros sobre o Patrimônio Mundial
Primeiro encontro acontece nesta nesta terça-feira (1/10)
O Centro Lucio Costa, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de seu Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio Mundial, irá coordenar encontros preparatórios para a Assembleia-Geral do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos, a ser realizado de 13 a 15 de novembro em Ouro Preto (MG), cujo tema será “Revisitando a Carta de Veneza: Perspectivas Críticas e Desafios Contemporâneos”, celebrando os 60 anos deste documento fundamental para o reconhecimento de bens como Patrimônio Mundial.
Os encontros, organizados pelo Iphan e pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), por meio de sua representação brasileira, terão início nesta terça-feira (1/10), das 9h às 13h. O primeiro poderá ser acompanhado pelo canal do Centro Lucio Costa no YouTube. Em cada um dos quatros encontros, será discutido um tema de relevância relacionados ao patrimônio mundial e a orientações internacionais para o patrimônio, incluindo o tema da Assembleia Geral - a Carta de Veneza e sua aplicação nos tempos atuais.
Na abertura do primeiro encontro, estão previstas falas do presidente do Icomos Brasil e membro do Conselho Consultivo do Iphan, Flavio Carsalade, e do presidente do Iphan, Leonardo Grass. A mesa que tem como tema “Perspectivas brasileiras e sul-americanas quanto a propostas de modificações no Valor Universal Excepcional” será composta por Leonardo Castriota (Icomos), por Regina Abreu (Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural) e por representantes de departamentos do Iphan.
No segundo encontro, previsto para o dia 07 de outubro, os debates serão sobre estratégias de apresentação de candidaturas para o Patrimônio Mundial. São aguardados representantes de instituições como Fiocruz e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além das instituições que participarão do primeiro encontro. No dia 22 de outubro, o tema será “Agenda de Integração entre patrimônios natural e cultural”. O encontro previsto para o dia 29 de outubro encerrará essas discussões preliminares debatendo a agenda do hemisfério sul para revisão da Carta de Veneza.