Notícias
PATRIMÔNIO MATERIAL
Iphan discute retomada do Programa Revive
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) retomou, no dia 24 de abril, as discussões sobre a participação na implementação do Programa Revive. A iniciativa, inspirada em um modelo já adotado em Portugal, consiste em estabelecer parcerias público-privadas com empreendedores interessados em explorar comercialmente os espaços culturais significativos do país.
Participaram do encontro representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES), da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério do Turismo e representantes das superintendências estaduais do Iphan de Pernambuco, de Minas Gerais, São Paulo, do Ceará e da Paraíba. Nesses estados estão situados os bens culturais cuja viabilidade técnica e econômica da exploração comercial já foi estudada e documentada por consultorias apoiadas pelo BNDES.
O Programa Revive começou a ser discutido em conjunto com os entes públicos envolvidos ainda em 2019. Porém, as tratativas para desenhar a versão brasileira da iniciativa foram interrompidas pela pandemia de Covid-19, e só agora foi possível retomá-las. Após a apresentação do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica dos projetos, as modelagens e intervenções serão analisadas pela área técnica do Iphan. Serão propostas, ainda, adequações a cada projeto arquitetônico.
Turismo e Patrimônio Cultural
Um dos bens culturais escolhidos na presente fase de estudos é a Fazenda Pau D’Alho, localizada em Campinas (SP). O estudo apresentado pelo BNDES prevê a implantação de um hotel no local, incorporando as edificações tombadas já existentes e a oferta de atividades de lazer integradas com a paisagem.
A propriedade do século XIX era voltada à fabricação de rapadura e cachaça. Após alguns anos, a produção de café também passou a integrar as atividades da fazenda. O local foi reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 1983. Além da edificação tradicional, a propriedade também é caracterizada por uma ampla área com paisagem natural, com fauna e flora preservada.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/Iphangov | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr