Notícias
PATRIMÔNIO MATERIAL
Iphan-DF debate sobre conservação da Esplanada dos Ministérios e Anexos
Fotos: Thais Cristina Caldas Cerqueira
Pensando em desenvolver, uniformizar e difundir as informações necessárias para orientar as ações de manutenção, conservação e restauro na Esplanada dos Ministérios, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal (Iphan-DF) realizou, no dia 21 de julho, o primeiro encontro do Ciclo de Debates: Plano de Conservação do Conjunto dos Ministérios e Anexos. O evento é realizado em parceria com o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O objetivo do ciclo de debates é ampliar o diálogo com as instituições responsáveis e uniformizar as ações. Para isso, profissionais envolvidos na gestão e conservação dos edifícios da esplanada se reuniram para iniciar o desenvolvimento de um plano de conservação da área.
“Foi a primeira reunião do ciclo de debates sobre a preservação do conjunto de ministérios e anexos, que inclusive é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. O Iphan volta a ser protagonista nas relações institucionais. A ideia é agregar forças para que a gente tenha uma gestão compartilhada dos edifícios”, destacou o superintendente do Iphan-DF, Thiago Perpétuo.
O Iphan recebe, por ano, aproximadamente 10 solicitações de autorização para intervenções no Conjunto dos Ministérios e Anexos. Dessa forma, mostrou-se necessária e urgente a reunião dos gestores responsáveis pelo conjunto, o Iphan e especialistas no assunto para a ampliação do debate e conhecimento.
Nesta primeira reunião, os coordenadores e técnicos do Iphan-DF escutaram as demandas dos profissionais envolvidos nas ações de gestão e conservação dos edifícios e apontaram os principais desafios com base na complexidade das intervenções e edificações.
A diretora de Administração e Logística do MGI, Ana Lília dos Santos, destacou a importância do diálogo entre as instituições em prol da preservação dos edifícios do conjunto. “Estamos em um ambiente colaborativo e a administração pública precisa melhorar, otimizar o uso e as ações de conservação”, explicou.
Ciclo de debates
O Ciclo de Debates para o Plano de Conservação do Conjunto dos Ministérios e Anexos contará com dois eventos preparatórios e um encontro final a ser realizado no dia 10 de outubro, no auditório do Iphan, em Brasília (DF). Na ocasião serão apresentados os resultados obtidos nos eventos preparatórios com a presença de especialistas.
Programação: Ciclo de Debates: Plano de Conservação do Conjunto dos Ministérios e Anexos
Eventos preparatórios
21/07/2023 - 9h às 12h: 1º encontro. Diagnóstico e desafios. Salão Nobre, bloco K da Esplanada dos Ministérios
25/08/2023 - 9h às 12h: 2º encontro. Planos de conservação: teoria, desenvolvimento e gestão. Reunião em formato remoto
Evento final - 10/10/2023 - 9h às 12h / 14h às 18h - Auditório do Iphan - SEPS 702/902, Bloco C, Torre Iphan, térreo.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes - guilherme.cardoso@iphan.gov.br
www.gov.br/iphanwww.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.yotube.com/IphanGovBr