Notícias
PARCERIA
Iphan apoia ação da Fundarpe para preservar Patrimônio Ferroviário de Pernambuco
Patrimônio ferroviário do estado inclui mais de três mil bens móveis e integrados. Créditos: Costa Neto / Secult-PE
Estações, trilhos, vagões e armazéns: tais elementos formam o universo de memórias que compõe o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco (PE). Para valorizar esses bens, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, contribui no processo de instrução do Tombamento Temático do Patrimônio Ferroviário Edificado no Território do Estado de Pernambuco.
Retomado em 2021, esse processo contempla uma série de etapas, dentre as quais se destaca o Inventário Participativo do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco. Capitaneada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a ação vai realizar consultas à população e levantar informações sobre os diferentes elementos que formam a malha ferroviária do estado.
O prazo para as contribuições vai até o dia 15 de agosto deste ano. Além de coletar dados, espera-se colher relatos e memórias de diferentes pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente com esses bens culturais.
Construído entre os séculos 19 e 20, o acervo reúne diferentes componentes necessários à operação dos trens de passageiros e cargas, como estações, linhas férreas, armazéns, oficinas, vilas, túneis e pontes.
A iniciativa se baseia na metodologia dos inventários participativos, utilizados pelo Iphan e pela sociedade civil em ações de Educação Patrimonial. O processo de trabalho incluiu a formação de grupos técnicos que contaram com a participação de servidores da Superintendência do Iphan em Pernambuco.
Os questionários estão abertos às contribuições da população. Na primeira etapa, é necessário preencher os campos com alguns dados de identificação e selecionar o perfil com as perguntas que mais se encaixam com a realidade de quem responde. Consulte o site da Fundarpe para participar.
Com colaboração do Museu do Trem do Recife/Estação Central Capiba, a ação integra o processo técnico que subsidiará a instrução do Tombamento Temático do Patrimônio Ferroviário Edificado no Território do Estado de Pernambuco. Vale destacar que técnicos do Iphan-PE têm atuado nesses grupos. O patrimônio ferroviário do estado inclui a segunda linha férrea mais antiga do Brasil, com 158 estações ferroviárias e 800 imóveis inventariados, contendo mais de três mil bens móveis e integrados.
Com informações da Fundarpe
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
Daniela Reis
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr | www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr