Notícias
PATRIMÔNIO MATERIAL
Iphan anuncia novas obras
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou na última semana (24/06), em reunião de Diretoria Colegiada, a autorização para que novas obras sejam licitadas. Serão contempladas sete novas obras distribuídas nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Sergipe. Também será contratado um projeto no estado do Ceará.
O diretor do Departamento de Projetos Especiais (DPE), Arlindo Pires Lopes, explica que as superintendências que tinham projetos e orçamentos aprovados foram beneficiadas. “Para esta primeira etapa, o recurso é da ordem de R$ 5,8 milhões. Os critérios para a escolha dos projetos era que fossem selecionados imóveis próprios, ou seja, da União, a capacidade de execução de obras pelas superintendências, e também que as edificações tivessem potencial turístico elevado”, explica o diretor. Todas as licitações deverão ser concluídas no prazo de três meses.
As novas obras têm como objeto a requalificação do Largo da Igreja do Carmo, em Marechal Deodoro (AL), que receberá a implantação de cabeamento subterrâneo; e também a restauração do Antigo Casarão da Filarmônica Dois de Julho, onde será implantado o Museu do Carnaval, em Maragogipe (BA). Será feita, ainda, a restauração do Sobrado do Balcão Corrido, em São Cristóvão (SE); e a contratação de projeto de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Aracati (CE).
Já o estado de Minas Gerais será contemplado com cinco intervenções: as restaurações da Casa do Conde, onde funciona a sede da superintendência do Iphan em Belo Horizonte; da Capela de Santo Antônio, em Mariana; e do Complexo Ferroviário, em São João Del Rei. Além disso, será feita a manutenção dos adros e restaurada a pintura das Igrejas de N. Sra. do Carmo e Bom Jesus de Matozinhos, em Serro.
Retomada
Outra importante ação é a regularização das obras que haviam sido paralisadas, como a restauração do prédio do antigo Hotel Internacional, em Corumbá (MS); e a restauração do Casarão de Bém-Bém - Escola de Música, em Cuiabá (MT). Também serão retomadas a requalificação urbanística do entorno do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões (RS); e a restauração da antiga sede da Associação Recreativa Lyra da Serra (Cine Lyra), em Santo André (SP).
“Retomar as obras paralisadas, concluir e entregar as que estavam em execução e, a partir disso, licitar novas obras se traduzem no respeito e na seriedade deste governo e desta gestão do Iphan com o erário e com os pagadores de impostos”, destacou a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr