Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Investimentos em ações de salvaguarda ultrapassaram R$ 6,5 milhões em 2023
A capoeira foi um dos bens imateriais contemplados pelas ações de salvaguarda. (Foto: Pablo Alfredo De Luca/CNFCP/Iphan)
Ao longo de 2023, manifestações culturais reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil foram beneficiadas com uma série de ações de salvaguarda promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao todo, foram investidos mais de R$ 6,5 milhões para ações de preservação, valorização e promoção de 48 bens culturais em todo o País - seis a mais do que no ano anterior. Os dados podem ser consultados nas duas publicações elaboradas a partir de monitoramento das ações do Iphan em 2023.
A primeira delas, o Relatório Anual de Monitoramento das Ações de Salvaguarda, apresenta uma análise abrangente das ações monitoradas ao longo do Ciclo 2023, com avaliação da eficácia das iniciativas implementadas.
Já a segunda, o Compêndio das Ações de Salvaguarda de Bens Registrados Monitoradas em 2023, detalha as ações realizadas para cada bem cultural registrado, promovendo transparência e disseminação de informações sobre as iniciativas.
O Monitoramento das Ações de Salvaguarda de Bens Culturais Registrados (BCR’s) é realizado anualmente e permite mapear o número e a distribuição das ações por estado, identificar parcerias institucionais e registrar os responsáveis pela implementação das iniciativas. As informações referentes ao Ciclo de 2024 estão sendo coletadas pelo Iphan e devem ser consolidadas em 2025.
“O monitoramento contínuo das ações de salvaguarda promove uma reflexão acerca dos impactos das ações de apoio e fomento desenvolvidas para fortalecer as comunidades detentoras dessas manifestações culturais”, explica o coordenador de Monitoramento e Avaliação da Salvaguarda de Bens Registrados do Iphan, Luan Silveira.
Salvaguarda em números
Dados dos documentos do Ciclo 2023 informam que, no período avaliado, foram realizadas 117 ações de salvaguarda, que resultaram em 121 produtos, incluindo materiais audiovisuais, eventos, pesquisas, capacitações, planos de salvaguarda e publicações. As ações impactaram diretamente 253 municípios brasileiros, fortalecendo a preservação do Patrimônio Imaterial em todo o País.
No Relatório Anual de Monitoramento das Ações de Salvaguarda – Ciclo 2023, por exemplo, é possível verificar os tipos de ações de salvaguarda realizadas. Conforme gráfico disponível no documento, iniciativas voltadas para a Gestão Compartilhada foram fortalecidas, especialmente por meio de formação e mobilização de detentores e parceiros (47%) e de gestão participativa de planos e ações (38%).
Também foram amplamente desenvolvidas ações voltadas para a Difusão, principalmente com elaboração de produtos, eventos e serviços para a divulgação do bem registrado (32%) e ações educativas (22%). Ações de transmissão de saberes também se destacaram na área de Apoio à produção e reprodução de bens registrados.
Também é possível conferir os números de ações de salvaguarda direcionadas a cada bem registrado. De acordo com o gráfico apresentado no documento, os bens culturais mais contemplados com as ações de salvaguarda foram a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira, com um total de 31 iniciativas. As Matrizes Tradicionais do Forró foram o segundo bem cultural mais contemplado, tendo recebido 15 ações de salvaguarda, seguido de Literatura de Cordel, que recebeu 14 ações.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Mariana Alvarenga - mariana.alvarenga@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov |
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr