Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Falantes do Talian se reúnem para debater a valorização da língua
O Talian é amplamente difundido em cidades como Antônio Prado, no Rio Grande do Sul. (Foto: Bento Viana/Acervo Iphan)
Pesquisadores, detentores e demais interessados vão participar do 25º Encontro Nacional dos Difusores do Talian. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, por meio de videoconferência, com transmissão pelo Youtube, no canal da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
A participação é gratuita. Para aqueles que desejarem obter certificado de participação, as inscrições podem ser feitas até dia 25 de novembro, via formulário eletrônico.
O encontro é promovido pela Associação dos Difusores do Talian (Assodita), com a cooperação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da superintendência do Paraná, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Também é apoiado por entidades como a Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul (Fibra-RS) e pelo Comitê Nacional Gestor da Língua Talian (Contalian), além da Federação das Entidades Ítalo Brasileiras e de Mestres e Ofícios da Cultura Taliana (Feibemo).
O evento tem início às 19h, nesta sexta-feira (26). A abertura conta com a participação da presidente do Iphan, Larissa Peixoto, e do presidente da Assodita, Juvenal Dal Castel, além de representantes das instituições apoiadoras. Na ocasião, também haverá apresentações culturais envolvendo poesia e música.
No segundo dia de programação (27), as atividades começam a partir das 14h. O técnico do Iphan-PR, Moisés Stival, estará presente para falar sobre as ações do Iphan relacionadas ao Patrimônio Material e Imaterial do Talian. A agenda também inclui apresentação de teatro e palestras sobre leis de incentivo à cultura e preservação da diversidade linguística.
O objetivo é possibilitar o encontro entre os falantes do Talian, buscando também ampliar o público interessado em aprender sobre a língua e as referências culturais associadas a ela. A ocasião também é uma oportunidade de discutir sobre as ações de salvaguarda do Talian, bem como difundir as pesquisas linguísticas relacionadas ao tema.
“O Talian é uma referência da rica diversidade linguística existente no Brasil. As discussões realizadas nesse encontro são fundamentais para o trabalho de salvaguarda do idioma, pois ampliam o conhecimento sobre ele e ajudam a manter viva a cultura que o envolve”, ressalta a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.
“O evento costuma reunir uma média de 200 participantes. É uma forma de fomentar o diálogo entre os falantes do Talian e instituições de ensino e pesquisa. Ao mesmo tempo, permite novas pontes de parcerias para a preservação e valorização da língua”, explica Rosina Parchen, superintendente do Iphan no Paraná.
Sobre o Talian
O Talian é uma língua brasileira, resultante do contato linguístico entre os falares do Norte da Itália e o português do Brasil. Em 2014, o Iphan reconheceu o idioma como Patrimônio Cultural Imaterial e Língua de Referência Cultural Brasileira. Dessa forma, o Talian passou a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). Atualmente, o Talian é falado nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Serviço:
25º Encontro Nacional dos Difusores do Talian
Dias 26 e 27 de novembro
Gratuito
Transmissão pelo Canal da Unicentro no Youtube.
Links de acesso:
Formulário de solicitação de certificado (até 25 de novembro)
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Letícia Maciel - leticia.vale@iphan.gov.br
(61) 2024-5504
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr