Notícias
Patrimônio Imaterial
Evento reúne detentores do Mamulengo no DF
Foto: Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, participa, entre os dias 25 e 27 de maio, do 2º Encontro de Mamulengos no Distrito Federal. Realizado em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e com a Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB), o evento tem o objetivo de debater a preservação, a difusão e a sustentabilidade do bem cultural a partir de ações propostas pelos próprios detentores.
A programação incluirá mesas temáticas, brincadeiras com os bonecos, oficinas e uma roda de conversa. Durante o encontro, será lançado o Catálogo de Mamulengos do Distrito Federal, elaborado com o apoio do Iphan. Além dos detentores, participarão técnicos do Instituto e autoridades do GDF. “Além de proteger os bens culturais, o Iphan tem o compromisso de aproximá-los da população. Eventos como esse são grandes oportunidades para cumprir essa missão”, afirma a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.
Os debates terão como ponto de partida o Plano de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no DF, publicado em 2020. Serão abordados a história do mamulengos no nordeste e no DF; o registro do bem no nível distrital; a participação dos bonequeiros na construção de um calendário cultural na cidade e na rede pública de ensino; e os Centros de Referência, de acordo com as experiências do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá (PE) e do Topic Tolosa (Espanha).
"Esse evento é tanto uma continuidade do que vem sendo feito como um novo caminho para o futuro da preservação dessa brincadeira tão tradicional na região nordeste e, claro, no Distrito Federal”, explica o superintendente do Iphan no Distrito Federal, Saulo Santos Diniz.
Depois do encontro, as escolas públicas do DF receberão um circuito de apresentações de mamulengos. As apresentações acontecerão entre o final de maio e o início de junho, em todas as regionais de ensino.
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão desde março de 2015. A área de abrangência do bem inclui os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte e o Distrito Federal.
Esse bem imaterial envolve a produção de conhecimento criativo e artístico, com forte carga de representação teatral. A expressão é repassada entre as gerações: é uma tradição por meio da qual os brincantes encenam histórias que falam de relações sociais estabelecidas em um dado período da sociedade nordestina e de histórias que continuam revelando seu cotidiano, através de elementos inerentes ao seu contexto social.
Serviço
2º Encontro de Mamulengos do Distrito Federal
Onde: Espaço Cultural Renato Russo (Quadra CRS 508, Asa Sul - Brasília/DF)
Quando: 25 a 27 maio de 2022
Programação completa
Roda de mamulengos na Feira da Torre de TV de Brasília
Onde: Feira da Torre de TV de Brasília
Quando: 29 de maio de 2022, a partir das 14h
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Taís Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5516
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr