Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Evento encerra o processo de revisão do Plano de Salvaguarda do Frevo, em Recife (PE)
Foto: Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo
Nos dias 28 e 29 de setembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveu o IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, realizado na Escola Técnica do Porto Digital, em Recife (PE). O evento marcou o encerramento do processo de revisão do Plano de Salvaguarda, reunindo mais de 70 participantes em torno da valorização e preservação deste bem cultural imaterial, reconhecido desde 2007 como Patrimônio Cultural do Brasil e, desde 2012, como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além dos representantes de Recife e Olinda, estiveram presentes participantes vindos de Paulista e Camaragibe, e de cidades da Zona da Mata pernambucana, como Carpina e Paudalho.
Durante a reunião, foram validadas as informações coletadas por meio de consultas públicas e audiências, e novas propostas de salvaguarda foram apresentadas, ampliando o horizonte de ações para a proteção do Frevo. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os resultados das oficinas de transmissão de saberes realizadas ao longo de 2023, contribuindo para a continuidade do legado deste Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Além da revisão do Plano de Salvaguarda, no encontro também foi feita a recomposição do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, responsável por garantir a execução das medidas de preservação. A nova formação do Comitê Gestor incorporou segmentos estratégicos, como economia criativa, mídias sociais, comunicação, tecnologias e produção cultural, refletindo a modernização e ampliação das áreas envolvidas na preservação do Frevo. O segmento de música, por sua vez, foi subdividido em duas categorias: canto/intérprete/composição e orquestras, assegurando uma representação mais específica e abrangente.
"A maior contribuição do IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo é o crescente protagonismo dos detentores nas articulações para a promoção do Frevo. O comitê, agora ainda mais amplo e diverso, se fortalece para buscar novas parcerias em prol dos fazedores do deste bem cultural", avaliou a técnica da superintendência do Iphan em Pernambuco, Lívia Moraes e Silva.
Encerrando o encontro, o Arrastão do Frevo percorreu as ruas do centro do Recife, simbolizando a conclusão desta etapa de fortalecimento e reafirmação do Frevo pernambucano.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
Ana Carla Pereira - carla.pereira@iphan.gov.br
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr