Notícias
IMATERIAL
Documentário sobre Viola de cocho será exibido em mostra independente em Cuiabá (MT)
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comemora a seleção do documentário “Modo de Fazer Viola de Cocho: os saberes dos Cururueiros” para a 23ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL). A mostra será realizada em sessões à tarde e à noite, de 9 a 13 de outubro, com entrada gratuita, no Teatro da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT).
O documentário é fruto de uma colaboração entre o Iphan, Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Eccos)/Museu de História Natural de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT). A exibição será online, de 8 a 14 de outubro. O link será disponibilizado na página da MAUAL. A produção destacou os artesãos mais antigos em atividade no ofício e um casal de cururueiros, como são chamados os músicos e artesãos que tocam e fabricam o instrumento. O documentário também aborda a questão de gênero a partir do protagonismo de uma cururueira da cidade de Cáceres (MT).
Parte de um conjunto de ações propostas no Plano de Salvaguarda do Modo de Fazer Viola-de-cocho, o documentário contempla, de modo mais preciso, dois pontos do plano: realizar exposições e apresentações com detentores, valendo-se de parceiros estratégicos com experiência na realização de eventos de fomento à cultura local, e valorizar a história de vida dos detentores mais experientes e idosos; assim como promover transmissão de saberes por meio dos materiais produzidos.
“A exibição de ‘Modo de Fazer Viola de Cocho: os saberes dos Cururueiros’ valoriza a cultura local e demonstra o compromisso do Iphan em promover e preservar as tradições brasileiras, expandindo a divulgação do Patrimônio Cultural Imaterial”, ressalta o superintendente do Iphan em Mato Grosso, FernandoMedeiros.
Sobre a mostra
A MAUAL é a principal plataforma para exibição de produções audiovisuais de curta duração em Mato Grosso. Nesta edição, recebeu 215 inscrições, das quais 100 obras foram selecionadas. A curadoria, composta por uma comissão de oito especialistas no campo do audiovisual, escolheu 54 curtas para a mostra competitiva e 46 para a mostra paralela, que incluirá também produções de países como Argentina, Cuba, Equador e Guatemala.
Serviço
Exibição do documentário “Modo de Fazer Viola-de-cocho: os saberes dos Cururueiros” na 23ª MAUAL
Data: de 8 a 14 de outubro
Exibição online. O link de acesso será disponibilizado no site da mostra.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Mariana Alvarenga - mariana.alvarenga@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov |
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr