Notícias
PREMIAÇÃO
Divulgado resultado preliminar das ações vencedoras do Prêmio Rodrigo 2023
Está disponível o resultado preliminar das ações vencedoras da 36ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Das 30 ações finalistas da etapa nacional, 15 serão contempladas com a premiação de R$ 25 mil cada. A Comissão Nacional de Mérito considerou classificadas à premiação 15 propostas finalistas, tendo em vista a disponibilidade orçamentária e a anuência da Procuradoria Federal Junto ao Iphan para contemplar mais ações do que as 12 inicialmente previstas no edital.
Conforme previsto no edital, a análise de mérito consistiu na valoração, tanto individual quanto comparativa, de aspectos relevantes das propostas concorrentes, com o intuito de determinar as vencedoras entre as ações finalistas, levando em consideração os critérios técnicos descritos no Anexo II e observando a diversidade de naturezas jurídicas e perfis dos proponentes, áreas de atuação, locais de execução e portes das ações.
Os interessados em interpor recursos contra o resultado preliminar devem fazê-lo até o dia 30 de novembro, conforme modelo disponibilizado no Anexo VI do edital. Os recursos devem ser encaminhados para o correio eletrônico premiorodrigo@iphan.gov.br.
Comissão Nacional de Mérito
Entre os dias 13 e 17 de novembro, os proponentes das 30 ações finalistas defenderam suas propostas para a Comissão Nacional de Mérito do Prêmio Rodrigo 2023, integrada por 15 membros, entre diretores e servidores do Iphan, representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Cultural Palmares (FCP) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), além de professores universitários e detentores de bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, todos com reconhecida experiência e conhecimento no campo do Patrimônio Cultural e em temas da educação, da democracia e da igualdade racial.
Confira aqui a composição da Comissão
O 36º Prêmio Rodrigo
Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, o Prêmio Rodrigo é a maior premiação concedida a iniciativas de valorização e preservação do Patrimônio Cultural no País. Realizado desde 1987, o concurso deste ano tem como tema “20 anos da Lei nº 10.639/2003: Educação Democracia e Igualdade Racial”, em homenagem à lei que incluiu na grade curricular do ensino básico a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
O nome do Prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG). Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937, esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.
Em 2023, o Prêmio recebeu um total de 374 inscrições, das quais 286 propostas foram habilitadas para a etapa estadual. Após reuniões das 27 Comissões Estaduais, 121 ações foram classificadas para a etapa nacional, cuja Comissão Técnica indicou, dentre essas, as 30 finalistas. Na última fase de avaliação do concurso, a de Análise de Mérito, foram selecionadas 15 ações vencedoras.
RESULTADO PRELIMINAR DAS AÇÕES VENCEDORAS
Para mais informações:
premiorodrigo@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr