Notícias
DIA DO PATRIMÔNIO
Dia do Patrimônio Cultural é celebrado em Minas Gerais
A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais celebra o Dia do Patrimônio Cultural, em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, figura icônica responsável pela criação, em 1937, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan. Neste ano, em que se comemoram 125 anos do nascimento do fundador, o Iphan promove uma série de eventos por todo Brasil, inclusive em Minas Gerais, terra natal de Rodrigo, em reconhecimento à sua influência duradoura no campo da preservação do patrimônio cultural. Veja a programação:
Agosto Moderno e Fórum Regional: “As Diversas Dimensões do Patrimônio Cultural”
Evento realizado em Cataguases, nas instalações da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, projetada por Oscar Niemeyer. O Agosto Moderno proporcionará um amplo debate sobre a diversidade da cultura material e imaterial por meio de palestras, visitas guiadas, exposições, rodas de conversa e oficinas temáticas.
Data: 14 a 18/08/2023
Entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Será entregue ao coletivo Mina du Veloso, vencedor da 32ª edição do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 2019. A ação diz respeito a um centro de referência cultural, turística e patrimonial sobre a história da mineração em Ouro Preto (MG). Por meio de circuitos geoturísticos, o projeto narra a história da mineração de ouro em Minas Gerais com enfoque nos saberes das populações negras escravizadas sobre extração mineral e metalurgia, evidenciando o protagonismo das tecnologias de povos africanos, sistematicamente apagado da história oficial de Minas e do Brasil.
Data: 17/08/2023
1º Seminário Temático para a Salvaguarda de Capoeira de Belo Horizonte
Evento em parceria com a Prefeitura Municipal de BH e outras entidades, o seminário reunirá mestres, praticantes e estudiosos da capoeira para refletir sobre a salvaguarda e a construção das condições para o registro da capoeira como patrimônio imaterial da cidade.
Data do evento: 24 a 27/08/2023
Café com Rodrigo Melo Franco de Andrade
Uma roda de conversa para debater o legado das políticas públicas de patrimônio cultural ao longo dos últimos 85 anos e seus principais desafios. O evento contará com a participação da superintendente do Iphan, Daniela Lorena Fagundes de Castro; da diretora do Campus Cultural da UFMG em Tiradentes, Patrícia Franca-Huchet; e da presidente da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, Verona Seganni.
Data: 01/09/2023
A superintendente do Iphan, Daniela Lorena Fagundes de Castro, ressalta a importância da data: “Celebrar o Dia do Patrimônio Cultural é honrar a memória de Rodrigo Melo Franco de Andrade e reafirmar, através do seu legado, nosso compromisso contínuo com a preservação e promoção do patrimônio cultural Brasil”.
Rodrigo Melo Franco de Andrade
Nascido em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte (MG), Rodrigo Melo Franco de Andrade foi uma figura multifacetada, desempenhando papéis como advogado, escritor e jornalista. No entanto, seu legado mais duradouro reside na criação e liderança do Sphan.
Durante o período em que Rodrigo Melo Franco liderou o Sphan, entre 1937 e 1967, sua gestão foi chamada de "fase heroica", refletindo a importância e a grandeza de suas realizações. Seu trabalho pioneiro estabeleceu as bases para a preservação do patrimônio cultural brasileiro, e seu impacto é sentido até os dias de hoje.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr