Notícias
MENÇÃO HONROSA
Cultura quilombola é tema de projeto no Jalapão (TO)
Quilombo Mumbuca: Vozes da Cultura Jalapoeira (Foto: Divulgação).
O Quilombo da Mumbuca, no Jalapão (TO), é conhecido nacionalmente pelos artesanatos de capim dourado. Na comunidade de mais de 300 anos, o trabalho envolve a colheita do capim, o trançado e a confecção das peças. Até recentemente, enquanto o extrativismo do capim dourado ganhava destaque, outras expressões iam aos poucos sendo esquecidas.
Uma dessas atividades culturais era a Viola de Buriti. Para não deixar calar o instrumento tradicional, o Grupo Quilombo Mumbuca e Pesquisa (GQMP) em parceria com a Associação dos Artesãos e Extrativista do Povoado Mumbuca e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) começou em 2016 um trabalho para estimular o ensino da viola. “Temos estimulados violeiros mestres e aprendizes a apresentarem o som da viola para os turistas que visitam o Jalapão”, um dos responsáveis pela ação e morador do Quilombo Mumbuca, Givoene Matos da Silva.
Por fortalecer as práticas cotidianas da comunidade, a associação entre conhecimento tradicional e acadêmico e a autonomia na gestão do patrimônio por parte dos detentores, a ação ganhou menção honrosa na 33ª edição do Prêmio Rodrigo Rodrigo Melo Franco de Andrade 2020.
Em 2019, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), articulado com a comunidade quilombola, realizou o I Encontro de Violeiros para a Salvaguarda da Viola de Buriti. O encontro aconteceu durante XI Festa da Colheita do Capim Dourado e subsidiou os estudos de preparação do dossiê para pedido, feito pela comunidade, do registro da Viola do Buriti como patrimônio imaterial.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adriana Araújo – adriana.araujo@iphan.gov.br
(61) 2024-5512
https://www.gov.br/iphan/
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr